sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
As alterações realizadas no Código Brasileiro de Trânsito, sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro no mês de outubro de 2020, entrarão em vigor em uma semana, a partir do dia 12 de abril, na próxima segunda-feira. O prazo para o início da validade das novas regras era de 180 dias após a sanção.
Ente as principais modificações estão os novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os exames de aptidão física e mental para renovar o documento não serão mais feitos a cada 5 anos e o período considerará a idade do motorista, onde os que possuem menos de 50 anos terão a CNH válida por 10 anos; as pessoas com idade igual ou superior a 50 e inferior a 70 anos terão o documento válido por 5 anos, enquanto aqueles com idade igual ou superior a 70 deverão renovar a cada três anos.
Outro ponto que sofreu mudanças foi a pontuação que gera a suspensão da carteira. Até o momento, são necessários 20 pontos durante 12 meses para ter a CNH suspensa. Com a nova regra, a suspensão ocorrerá de forma escalonada: quando forem atingidos 20 pontos, a carteira só será interrompida se houverem duas ou mais infrações gravíssimas marcadas, depois, se atingidos 30 pontos, a interrupção será feita se houver uma infração gravíssima na pontuação, e por fim, se atingidos 40 pontos, não será necessária nenhuma infração gravíssima para a suspensão do documento.
O novo regramento também alterou a penalidade nos crimes de homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo. Nestes casos, agora, será proibida a conversão da prisão em penas alternativas.
Aos pais, será necessário observar as cadeirinhas, uma vez que o uso delas no banco traseiro passou a ser obrigatório para crianças com idade inferior a dez anos de idade que ainda não tenham atingido 1,45 m de altura, diferente da norma atual, que desconsidera o tamanho da criança.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10