sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Alta de preço do açúcar ainda deve chegar aos consumidores

POR Jornal Somos | 24/10/2018
Alta de preço do açúcar ainda deve chegar aos consumidores
A

As cotações do açúcar cristal estão em alta, de acordo com dados do Cepea. Entre 15 e 22 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ subiu 1,92% fechando a R$ 65,71/saca de 50 kg na segunda-feira, 22. O que significa que o aumento do preço final ainda irá chegar aos bolsos e contas dos consumidores. 

 

Pesquisadores do Cepea afirmam que o avanço está atrelado à demanda, que segue baixa e pontual, e ao fato de usinas do país estarem focadas no atendimento de contratos firmados anteriormente, além das chuvas, que dificultam o trabalho nas lavouras e restringem a oferta na pronta entrega.

 

Mas ainda não teve muita ajuda com a elevação expressiva do dólar que impulsionou as cotações do açúcar cristal no mercado no final de agosto, segundo dados do Cepea. A valorização da moeda norte-americana fortalece a postura das usinas nas negociações domésticas, tendo em vista que aproximadamente 60% da produção nacional é exportada. A situação só não é pior porque vale lembrar que os preços registraram o menor patamar das últimas 10 safras no final da primeira quinzena de agosto.

 

E ainda,  a maioria das usinas continua priorizando o cumprimento de contratos firmados no mercado interno e de exportação, disponibilizando pouco volume para o spot. Em relação à paridade de preços entre os mercados interno e externo, a venda externa do açúcar continuou remunerando mais que a comercialização interna, o que se repete desde o início de outubro. 

 

A torcida fica dividida entre os produtores e consumidores já que agora pode ser que a tendência continue como no final do ano passado. Já que de acordo com o números do Cepea, de outubro para novembro foi um aumento de 10,00 reais na saca, seguido de mais uma alta de 3,35% para o mês de dezembro.

 
 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: