sexta-feira, 26 de abril de 2024

Alíquota para importação do milho e da soja são suspensas pelo governo até o fim do ano

POR Ana Carolina Morais | 23/04/2021
Alíquota para importação do milho e da soja são suspensas pelo governo até o fim do ano

Ueslei Marcelino/Reuters

A

A alíquota do imposto de importação que recai sobre o milho, a soja, o óleo de soja e farelo de soja foi novamente suspensa, até o fim deste ano, em 31 de dezembro de 2021, pelo governo, por meio do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). A medida é motivada pelo aumento da demanda externa por produtos brasileiros, bem como pela alta dos preços dos alimentos no mercado interno e pelo real fraco.

 

 

A Camex já havia autorizado, em outubro do ano passado, essa suspensão para o imposto de importação do milho, mas até 31 de março de 2021, e até 15 de janeiro de 2021 também para a soja, para o óleo em bruto e para a farinha. Os prazos estabelecidos consideravam a expectativa de uma estabilização nas cotações externas e uma produção suficiente. Entretanto, o que ocorreu foi a alta nas cotações internacionais, que pressionou os valores praticados internamente.

 

 

“A expectativa naquele momento era de que haveria estabilização nas cotações externas e a safra de grãos, em 2021, teria uma produção suficiente, de modo a reequilibrar a relação de preços com as proteínas animais, reduzindo a pressão de custos para as indústrias integradoras. Porém, as cotações internacionais tiveram comportamento de alta, pressionando ainda mais os preços internos”, explicou o Ministério da Agricultura, por meio de nota.

 

 

Mesmo com a safra recorde de 109 milhões de toneladas de milho e 135,5 milhões de toneladas de soja, os preços internos permanecem elevados. Segundo a pasta da Agricultura, isso ocorre devido à desvalorização do Real se comparado ao Dólar e pela grande demanda externa.

 

 

Enquanto estava com o tributo suspenso, de janeiro a março deste ano, a importação do milho pelo Brasil cresceu 123%, atingindo US$ 118 milhões, onde foram importadas 681 mil toneladas deste grão neste período. No caso da soja, o aumento na importação foi de 140% no primeiro trimestre, quando foram adquiridos US$ 79,05 milhões do exterior, o que equivale a 211,8 mil toneladas.

 

 

(Com informações da IstoÉ Dinheiro e do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: