sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Um balanço feito pelo Ministério da Saúde mostra que das 8.417 vagas oferecidas pelo último edital do Mais Médicos 8.411 foram preenchidas. Sobram 106 vagas para as próximas etapas da convocação. A maior parte dessas vagas, 86, é no Amazonas. As outras 20 são no Amapá e no Pará.
Das vagas não preenchidas, a maioria fica em distritos sanitários especiais indígenas no Amazonas. O Ministério da Saúde informa que na segunda-feira (10) 53% dos médicos já haviam se apresentado ou iniciado as suas atividades nas localidades escolhidas. O prazo final para que os médicos se apresentem até sexta-feira (14).
Na próxima segunda-feira (17) será feito uma contagem das vagas disponíveis, incluindo as desistências e as que não tiveram inscritos para uma nova seleção. Nos dias 18 e 19, os médicos com registro no país terão mais uma chance de se aplicar para estas vagas. O Ministério da Saúde explica que esse procedimento será feito até que todas as vagas sejam preenchidas.
A partir do dia 20 os médicos sem registro no país podem se apresentar para as vagas disponíveis e a partir do dia 26 será a vez dos estrangeiros formados no exterior. O programa Mais Médicos foi criado em 2013 com o objetivo de levar atendimento médico a regiões carentes de saúde. Atualmente o programa atende 63 milhões de brasileiros.
Estas vagas foram abertas com a saída dos médicos cubanod do programa. Em novembro deste ano o governo de Cuba informou que sairia do acordo de cooperação com o governo brasileiro devido a discordância de afirmações feitas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10