quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Como a geração Y surgiu em meio às tecnologias e fácil acesso a informação, hoje a geração forma um grupo de consumidores exigentes, informados e com muito peso na tomada de decisões. Por isso é importante que o agronegócio saiba se comunicar com essa geração. Essas pessoas querem transparência, sustentabilidade e bem-estar animal. Enquanto o setor não aprende a se comunicar com esse grupo, ativistas extremos se utilizam de fake news e informações distorcidas para manchar a reputação dos produtores de alimentos.
Maurício Velloso, presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e atual presidente da Assocon, acredita que o desafio de informar o consumidor é dos produtores, entidades representativas e, principalmente, do governo. No final de 2018, ele conta, um grupo da Embrapa e do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) estiveram em um fórum na Colômbia apresentando todos os dados relativos à sustentabilidade da pecuária brasileira, “provando de forma definitiva que o sistema nacional é o mais sustentável do planeta e que gera muito crédito em carbono”.
Velloso ressalta que, entretanto, não vê o governo brasileiro usar estas informações como defesa quando é atacado por outros países. “Se eles [outros países] se dizem sustentáveis, então precisam comprar produtos agropecuários brasileiros. O sistema de plantio direto que fazemos é extraordinário, deveria estar sendo comunicado aos quatro cantos do planeta como uma das melhores descobertas da humanidade”, pontua.
Para ele, temos todas as virtudes necessárias para sensibilizar os consumidores de todo o planeta. No entanto, é preciso um esforço mais consistente do poder público. Com realização da Coan Consultoria em parceria com SBA, o 14º Encontro de Confinamento, Gestão Técnica e Econômica tem a feed&food como mídia oficial e explora temas que vão desde economia e mercado, passando por gestão e manejo, inovações tecnológicas, até a engorda.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.