sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Há exatos 18 anos, entrava em vigor a lei que salvaria a vida de muitas mulheres. A Lei Federal nº 11.340/ 2006, foi assinada no dia 7 de agosto, nomeada como Lei Maria da Penha.
O nome homenageia a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes que sofreu duas tentativas de homicídio pelo marido, em 1983, e se tornou ativista da causa do combate à violência contra as mulheres.
Com isso, o Agosto Lilás, foi estabelecido para fazer referência à lei e principalmente combater a violência contra a mulher no Brasil.
A campanha nasceu em 2016, sendo idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha. Desde então, vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Em Rio Verde há várias entidades como a Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Ministério Público, Juizado da Violência Doméstica, Guarda Civil Municipal e CREAS que juntos se unem para propagar a campanha, orientando e apoiando as mulheres vítimas de violência.
Para medir o grau de violência contra a mulher, foi criado o Violentômetro. A iniciativa tem como objetivo fornecer às mulheres ferramentas para identificar e medir os níveis de violência em suas relações afetivas, permitindo que reconheçam sinais de abuso.
O violentômetro é importante não só para as vítimas, mas também para familiares e amigos, que podem prevenir situações de risco, denunciar agressores e apoiar as mulheres para que saiam de relacionamentos abusivos.
É válido lembrar que as denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Disk 180. Não se cale!
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10