quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Brasil

Acadêmicos de Niterói é rebaixada após samba em homenagem a Lula no Rio

POR Marcos Paulo dos Santos | 18/02/2026
Acadêmicos de Niterói é rebaixada após samba em homenagem a Lula no Rio
A

A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a Série Ouro depois de apresentar o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A escola, que levou para a avenida uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encerrou a apuração com 264,6 pontos. Para efeito de comparação, a campeã Viradouro alcançou 270 pontos.

 

O samba-enredo trouxe referências diretas ao Partido dos Trabalhadores. A letra reproduziu o tradicional grito da militância — “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” — e mencionou, em dois trechos, o número de urna da sigla. A primeira-dama Janja também foi citada, assim como o filme Ainda Estou Aqui.

 

A narrativa do desfile foi conduzida pela personagem Eurídice Ferreira de Mello, mãe de oito filhos, que retratou a viagem de “13 noites e 13 dias” em um caminhão pau-de-arara, saindo de Garanhuns (PE) até a periferia do Guarujá (SP), em referência à trajetória do presidente.

 

Lula acompanhou desfile na Sapucaí

 

O enredo destacou momentos da vida do chefe do Executivo desde 1952. O ator e humorista Paulo Vieira interpretou Lula na apresentação. O presidente assistiu ao desfile no camarote da Prefeitura do Rio e chegou a descer à avenida.

 

Já a primeira-dama Janja, que era aguardada no último carro alegórico, não participou do desfile. No lugar dela, a cantora Fafá de Belém integrou a apresentação.

 

Alegoria fez alusão a Bolsonaro

 

A escola também incluiu uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em uma das alegorias, ele foi representado como um palhaço vestido com traje listrado, característico de presidiários na dramaturgia.

 

A figura trazia expressão triste e utilizava tornozeleira eletrônica com sinais de violação, em menção ao episódio que resultou na revogação de sua prisão domiciliar, em novembro do ano passado.

 

 

Com informações de Metrópoles. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: