segunda-feira, 08 de julho de 2024

Brasil

Abradee: divulgados números de satisfação sobre os serviços de energia elétrica

POR Jornal Somos | 19/07/2018
Abradee: divulgados números de satisfação sobre os serviços de energia elétrica
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Dados da pesquisa de satisfação dos consumidores residenciais de energia elétrica mostram que 76% dos entrevistados avaliaram positivamente os serviços prestados pelas empresas de energia. Os números, divulgados ontem (18) pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energias Elétrica (Abradee), mostram que o índice se manteve praticamente estável com relação ao ano passado, quando a satisfação ficou em 76,8%.

 

Muitos dos que se mostraram insatisfeitos relataram problemas na comunicação das empresas em caso de cortes de energia programados ou orientações para o uso adequado. No entanto, do total de entrevistados, 70,3% disseram estar satisfeitos com as informações prestadas pelas distribuidoras. Este foi o item com avaliação mais baixa, atrás de outros como atendimento, fornecimento e conta de luz.

 

O resultado deste ano mostra aumento em relação ao registrado no ano passado, quando apenas 66,2% dos entrevistados se disseram satisfeitos.

 

A conta de luz permanece como o item melhor avaliado, com 81% de satisfação.

 

O resultado é menor do que o verificado no ano passado, quando 85,7% se disseram satisfeitos. Foram avaliados itens como o prazo entre recebimento e data de vencimento, conta sem erros de informação e disponibilidade de locais para pagamentos.

 

Resultado

 

De acordo com o presidente da Abradee Nelson Leite, o resultado reflete a disputa sobre o aumento do repasse cobrado pela Caixa Econômica Federal para o pagamento das contas nas lotéricas. “O resultado demonstra alguns casos bem específicos e bem localizados de dificuldades com os contrato entre as distribuidoras e a Caixa que pretendia aumentar em 50% o valor cobrado por conta arrecadada. As distribuidoras recusaram, em alguns locais houve ruptura de contrato e isso apareceu no resultado da pesquisa”, disse.

 

Nos últimos 10 anos, a média de satisfação apurada do país ficou em 77%. Já o percentual de satisfação no Sul foi de 86%. Nas regiões Nordeste e Sudeste foi de 77% e no Norte e Centro-Oeste foi de 68%.

 

"Os resultados mostram uma melhoria da percepção do consumidor em relação a qualidade do fornecimento. Isso reflete a melhoria dos indicadores de qualidade relativos a duração e frequência da interrupção de energia elétrica que apresentaram queda significativa nos últimos anos. O consumidor percebeu isso e manifestou essa percepção na pesquisa", disse Leite.

 

Contrapontos

 

Ao contrário da pesquisa de satisfação sobre os serviços de energia elétrica, informada pela EBC, foi realizada uma breve pesquisa em Rio Verde, expondo a insatisfação do público com relatos de pessoas que reclamaram do valor abusivo em alguns lugares e em outros não, reclamações da queda de energia diariamente em certos bairros.

Como exemplo, Weverton François Eugênio Gonçalves relatou sua indignação ao Jornal Somos.

 

“Sou morador do Jardim Mondale, bairro situado na região Noroeste da cidade de Rio Verde - GO, é comum acabar a energia durante a noite cerca de quatro vezes por mês aqui onde moro, a energia acaba e demora de duas a quatro horas pra voltar, parece ate que é cronometrado, essa questão já se tornou tão corriqueira que temos duas lâmpadas de emergência em casa, pois minha mãe tem fobia do escuro. Outro ponto que me deixou aborrecido foi a notícia de que as contas de energia já não poderão ser pagas nas casas lotéricas, eu sei que existem meios alternativos a casa lotéricas como Internet Banking, Correios e caixas eletrônicos, mas é preciso pensar que boa parte da população não possui habilidades pra realizar pagamentos através desses meios, geralmente idosos, que pagam todas as suas contas há anos em lotéricas, que não tem um neto ou um vizinho que possui boa vontade e facilidade pra ajudar e que em alguns casos, terão que atravessar a cidade, dependendo de um transporte público falho, só pra pagar o boleto da conta de energia.”

 

Ele representa centenas de pessoas que passam por essas situações.

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