quinta-feira, 25 de abril de 2024

"A tendência é ser uma safra desafiadora para o produtor", analisou o pesquisador Estevão Rodrigues

POR Jornal Somos | 28/09/2018

O mestre e pesquisador Estevão Rodrigues, agrônomo, professor de Entomologia e Manejo de Pragas do Curso de Agronomia, analisou o contexto.

Jornal Somos

O

O Mestre Estevão Rodrigues, agrônomo, professor de Entomologia e Manejo de Pragas do Curso de Agronomia da Faculdade Objetivo deu uma entrevista ao JORNAL SOMOS, comentando sobre as diversidades no campo e também os desafios da nova safra. 

 
 
JS - É possível fazer um balanço da entressafra? 
ESTEVÃO: Nós tivemos um ano bem diferente do anterior. O período de chuva foi baixo e irregular, com isso, tivemos dificuldade de plantar a safrinha com alta produtividade. Então, quem plantou outros cultivos,sim, teve bons resultados. 
 
 
JS - A meta desse ano é alta. Apesar dos problemas que estão acontecendo, como o tabelamento de frete, falta de escoamento de produto, é possível atingí-la?
ESTEVÃO: Essa safra, ao meu ver, é a grande safra para o produtor. Será de grandes desafios, porque ainda sofremos o reflexo da paralização. A tendência é ser uma safra desafiadora para o produtor. 
 
 
 
JS - Qual a principal dificuldade para o produtor hoje?
ESTEVÃO: A instabilidade do clima. O grande desafio do produtor é conseguir acertar no início do plantio. Outra dificuldade é a falta de uma política de frete para o apoiar, uma vez que ele não consegue arcar com todas essas mudanças que estão acontecendo.
 
 
 
JS-  O período eleitoral atrapalha ou beneficia esse início de plantio?
ESTEVÃO: Não visualizo como algo que atrapalhe. Atrapalhará depois, porque vai depender do político que entrar para o valor do produto dele ser ajustado. 
 
 
 
JS - Apesar da  paralização ter sido em maio, ainda enfrentamos problemas. Como isso afeta a produção?  
ESTEVÃO: As filas de caminhões estão grandes devido ao tabelamento. Essas mudanças fazem com que o produtor tenha que gastar a mais para plantar. O reflexo desse movimento ainda nos afetará por muito tempo. 
 
 
 
JS - A legislação dos agrotóxicos também tem sofrido alterações. Como isso afetará a atividade? 
ESTEVÃO: Ela afetará diretamente a realidade do campo. Com essa nova lei, eles querem centralizar no Ministério da Agricultura a liberação desses produtos, o que demoraria mais ainda, prejudicando quem estará plantando. 
 
 
 
JS - O apoio ao pequeno e médio produtor é sempre polêmico. Qual a melhor solução para esse problema? 
ESTEVÃO: Esse produtor é muito importante podque é ele quem abastece a cidade, por isso precisamos investir nele. O governo deve ter uma flexibilidade para lidar com esse pessoal, que é quem gera e mantém o lucro localmente
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: