quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

A matéria prima para o alto desempenho

POR Hebert Vallim | 28/10/2021
A matéria prima para o alto desempenho

Imagem: Arquivo pessoal

E

Empresas trabalham diariamente para oferecer excelência ao seu consumidor final. Por isso investem em boas práticas, certificação, inspeção e especialização, almejando ofertar produtos que não apenas obedeçam a todas normas vigentes, como reduzam perdas no processo e aumentem a competitividade do seu negócio.

 

 

Em uma indústria, normalmente o laboratório é o setor responsável por garantir a padronização dos insumos adquiridos e  primar que os produtos produzidos atendam as especificações  a cada lote fabricado. Para tanto, vários processos e normativas para condução de ensaios e manipulação dos equipamentos envolvidos devem ser minunciosamente respeitados, só assim os resultados encontrados terão validade e trarão segurança a empresa e aos clientes, que a cada ano que passa estão cada vez mais exigentes.

 

 

O químico laboratorista é o profissional responsável pelos procedimentos acima. Ele deve cumprir pré-requisitos como ser perito em química, gestão de produção e também da área de projetos, para que possa conduzir o setor que gerencia a qualidade da produção e conduzir paralelamente as pesquisas e desenvolvimentos (P&D) para os produtos já existentes e para o lançamento e validação de novos produtos.

 

 

Como as etapas dos processos são muitas e complexas, existem indicadores para apoiar os profissionais. São os chamados indicadores de qualidade, que permitem a verificação de possíveis erros de produção, reprovação de lotes, desperdícios e até mesmo os responsáveis pelos desperdícios, como pessoal ou maquinário.

 

 

Ao definir quais são esses indicadores práticos e monitorá-los continuamente, é possível ter uma gestão mais focada e bem estruturada, com uma visão geral da indústria que seja capaz de otimizar cada vez mais os processos no dia a dia, o investimento em melhorias e a capacitação contínua dos colaboradores.

 

 

As matérias primas para o alto desempenho são acima de tudo os recursos humanos de uma empresa, ou seja, os profissionais envolvidos que com o auxílio de processos e ferramentas de gestão garantem a padronização e buscam a melhoria contínua em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

 

 

Por: Hebert Vallim

Engenheiro Civil, pós graduado em Infra-Rodoviária, especialista em Gestão Empresarial e Administração de empresas e Diretor Geral da Ecolink Solutions

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: