quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil

A bola da Copa do mundo e suas tecnologias

POR Jornal Somos | 14/06/2018

Bola da Copa do Mundo 2018 apresenta inovações e tem um belo design.

A bola da Copa do mundo e suas tecnologias

Redação Jornal Somos

E

Em 1962 a Nasa lançou um satélite que seria usado nas transmissões da Copa de 1970. Seu nome era Telstar, abreviação de Television Star (estrela da televisão, em inglês). Deste satélite não nasceu apenas a inspiração para o nome da bola da Copa de 1970, ela foi modelo também para o seu design. Inovadora, a bola Telstar de 1970 seria a primeira com 32 gomos usada em um Mundial. Estes gomos eram 20 hexágonos brancos e 12 pentágonos pintados de preto, para melhorar o contraste nos televisores da época. Depois de 48 anos, a fabricante resolveu homenagear esta bola precursora e batizou a que será usada na Copa da Rússia como Telstar 18. E para manter a tradição, ela também traz uma inovação: será a primeira bola interativa das Copas.
A pintura em preto e branco lembra o modelo de 1970, porém pequenos quadrados na pintura são os pixels que representam a entrada da bola no mundo digital. Isso porque existe um chip instalado nela que permite a interatividade através de um dispositivo, como um smartphone, por exemplo.
O desenho de seus painéis segue a ideia implementada na Brazuca, a bola da Copa de 2014. Através de programas 3D os designers chegaram a uma forma que se repete seis vezes e se encaixa, formando a bola.

COMPARTILHE: