sábado, 20 de abril de 2024

337 trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados no país, sendo 92 em Goiás

POR Jornal Somos | 28/07/2022
337 trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados no país, sendo 92 em Goiás
F

Foi divulgado nesta quinta-feira (28) na Procuradoria Geral da República (PGR), o balanço da Operação Resgate 2, que foi uma ação conjunta de diversos orgãos públicos no combate ao trabalho análogo à escravidão. Somente no mês de julho 337 trabalhadores foram resgatados em 22 estados e no Distrito Federal. O estado de Goiás foi um dos entes federativos com mais pessoas resgatadas, sendo 92 trabalhadores que estavam nas cidades de Rio Verde, Santa Bárbara de Goiás, Nazário e Montes Claros de Goiás.

 

A operação reuniu Ministério Público Federal (MPF); Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho; Ministério Público do Trabalho (MPT); Polícia Federal (PF); Defensoria Pública da União (DPU); e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Além do resgate dos trabalhadores, a operação visa verificar o cumprimento das regras de proteção ao trabalho, coletar provas para responsabilizar, na esfera criminal, os responsáveis pela exploração dos trabalhadores e assegurar a reparação dos danos individuais e coletivos causados aos resgatados. 

 

Após a fiscalização, os empregados foram notificados e deverão interromper as atividades, formalizar o vínculo empregatício e pagar as verbas salariais e rescisórias devidas aos trabalhadores. Além disso, ainda poderão ser responsabilizados por danos morais individuais e coletivos, pagar multas administrativas e se tornar alvo de ações criminais. 

 

E grande maioria estava em serviços como colheita em geral, extração de palha de milho para cigarros de palha, cultivo de café e criação de bovinos para corte. O balanço também apresentou outros dados, entre os quais:

  • foi flagrado trabalho escravo em uma clínica de reabilitação de dependentes químicos;
  • seis trabalhadoras domésticas foram resgatadas em cinco estados;
  • cinco crianças e adolescentes foram flagrados em situação análoga à escravidão;
  • quatro cidadãos estrangeiros (Paraguai e Venezuela) foram encontrados em situação análoga à escravidão;
  • Ao menos 149 pessoas também foram vítimas de tráfico de pessoas.

 

Os trabalhadores resgatados receberão três parcelas do seguro-desemprego especial para trabalhador resgatado, no valor de um salário-mínimo cada. Serão lavrados pelos auditores-fiscais do Trabalho aproximadamente 669 autos de infração, entre eles de trabalho análogo ao escravo, de trabalho infantil, falta de registro na carteira de trabalho e descumprimento de normas de saúde e segurança no trabalho.

 

 

Com informações do g1 e g1 Goiás

 

*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos 

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: