quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O filme Divertida Mente é sucesso de público e crítica, uma parceria da Disney e da Pixar que conta a história da garota Rilley e as mudanças que acontecem na vida dela. O enredo se desenvolve através a cabeça dela, em que suas cinco emoções — Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo — são responsáveis por processar as informações e armazenar as memórias. Vencedora do Oscar, maior premiação para o cinema, o filme traz valiosas lições sobre como lidar com sentimentos.
É natural que certas recordações sejam esquecidas com o passar dos anos. No filme, esferas que não são utilizadas vão parar num lixão e desaparecem. Na vida real, o nosso cérebro vai selecionando fatos importantes para se lembrar. Esse dom do esquecimento também é útil para lidar com situações traumáticas e difíceis: o cérebro vai, aos poucos, apagando os detalhes do fato ruim como uma maneira de lidar com a situação.
O medo impede que não fiquemos na frente de um trem quando ele está passando, ou seja, ele aciona mecanismos no nosso cérebro que impede que façamos alguma ação prejudicial.
A personagem Tristeza é, a todo momento, vista como inútil ou como prejudicial. O controle principal vem da Alegria, mas, ao longo do filme, ele nos mostra que a tristeza tem sua importância, par encararmos a vida e lidar com as dificuldades que aparecem.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.