quinta-feira, 28 de março de 2024

Sudoeste

Testagem em massa será feita em 23 municípios da região sul-sudoeste de Goiás

POR Ana Carolina Morais | 14/07/2020
Testagem em massa será feita em 23 municípios da região sul-sudoeste de Goiás

Reprodução / Secretaria de Segurança Pública de Goiás

O

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou, na segunda-feira (13), que 78 municípios goianos serão submetidos à testagem em massa para detecção de casos de Covid-19 em seus territórios. Do total de 36 cidades da região sul-sudoeste de Goiás, 23 estão inseridas nessa testagem, incluindo Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Jataí e outras (confira a lista completa no final da matéria). As localidades foram escolhidas conforme critérios técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), juntamente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

 

“Ficaremos responsáveis pela coleta, e a Fiocruz pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas. Acredito que teremos a capacidade de rastreamento [da doença] muito grande, pedindo o apoio de todas as estruturas municipais para podermos realizar o isolamento”, explanou Caiado, em coletiva de imprensa, onde também divulgou o Decreto n° 9.692/2020 que permite o funcionamento de atividades consideradas não essenciais no Estado. (clique e leia mais)

 

 

Segundo a titular da Suvisa, Flúvia Amorim, a distribuição dos kits de testagem foi iniciada já na segunda (13), afirmando que, em Goiás, são utilizados como parâmetro todas as medidas nacionais e internacionais de sucesso. Sendo assim, será disponibilizado no Estado o teste RT-PCR também à pacientes de quadro leve ou apenas sintomas gripais, assim como foi realizado na Nova Zelândia e demais países que controlaram o avanço da doença.

 

 

A estimativa é que quase dois terços da população goiana seja testada, o que auxiliará na estratégia de isolamento intermitente para manter estável a curva de contágio do novo coronavírus.

 

 

Os municípios do sul-sudoeste goiano que farão testagem em massa são:

 1) Acreúna;

 2) Bom Jesus de Goiás;

 3) Caçu;
 
 4) Caldas Novas;
 
 5) Catalão;

 6) Chapadão do Céu;

 7) Goiatuba;

 8) Ipameri;

 9) Itumbiara;

10) Jataí;

11) Maurilândia;

12) Mineiros;

13) Montividiu;

14) Morrinhos;

15) Palmeiras de Goiás;

16) Piracanjuba;

17) Pires do Rio;

18) Quirinópolis;

19) Rio Verde;

20) Santa Helenda de Goiás;

21) São Simão;

22) Silvânia;

23) Vianópolis.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: