sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sudoeste

Presídio Feminino recebe doação de máquina para confecção de chinelos

POR Jornal Somos | 02/10/2019
Presídio Feminino recebe doação de máquina para confecção de chinelos

DGAP-GO

A

A Unidade Prisional (UP) Feminina de Paranaiguara, no Sudoeste do estado, quepe pertencente à 6ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), recebeu ontem, terça feira (01/10) uma máquina para a fabricação e confecção de sandálias no presídio. A doação é fruto da parceria com a Universal nos Presídios (UNP).

 

De acordo com o coordenador Regional, Adriano Pereira, dez detentas participaram de um curso para aprenderem técnicas de como manusear o equipamento e, principalmente, como confeccionar os produtos. “O curso, que gera um novo aprendizado às detentas, foi oferecido por pessoas capacitadas da própria UNP e essa nova experiência irá oferecer uma oportunidade para labores ao término do cumprimento da pena”, afirma.

 

Segundo a diretora da UP, Márcia Maria Tavares, o projeto de produção de sandálias vai aumentar a perspectiva de qualidade de vida das detentas, além de instaurar um melhor ambiente dentro da unidade, ressaltando o valor da ressocialização. “Todas as detentas que vão participar da pena além de aprenderem uma nova profissão, também são beneficiadas com a remição da pena com base no artigo 126 da Lei de Execução Penal .

 

 

Horta comunitária

Visando garantir os direitos fundamentais do custodiado  e ressaltar a importância da ressocialização, a direção da unidade também ativou outros programas no local, dentre eles a horta que garante uma alimentação de qualidade nutricional dentro do presídio.

 

No local, que é cuidado com mão-de-obra carcerária, são produzidos alimentos como alface e rúcula.

 

 

Varrer a pena vale a pena

A ação, realizada em parceria com a prefeitura da cidade e Ministério Público oferece benefícios à sociedade e valoriza a ressocialização, ocorre  quatro vezes por semana. “A implantação do programa gera uma melhor qualidade de vida para a comunidade e favorece a ressocialização dos detentos perante a comunidade”.

 

A limpeza é realizada em vias urbanas da cidade, proporcionando também coleta de lixo. O programa garante aprendizado profissional aos reeducandos, em consonância com as políticas públicas instituídas pela Secretaria de Segurança Pública, tendo por base os compromissos firmados pelo Governador Ronaldo Caiado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: