quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sudoeste

Prefeitura de Jataí promoverá “dia D” de combate à Hanseníase

POR Jornal Somos | 17/01/2019
Prefeitura de Jataí promoverá “dia D” de combate à Hanseníase

Prefeitura de Jataí

A

A Secretaria de Saúde de Jataí promove entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro ações de conscientização e prevenção à Hanseníase em alusão ao Janeiro Roxo.

Trata-se de uma doença também conhecida como lepra, causada por uma bactéria e que afeta os nervos, olhos e outros órgãos do corpo humano. A transmissão ocorre através das secreções das vias aéreas como tosse e espirro e ainda, por gotículas de saliva.

 

Os sintomas são diversos, dentre eles está o surgimento de manchas ou pigmentos na pele; aparecimento de nódulos ou inchaço nas partes mais frias do corpo como orelhas, mãos e cotovelos; sensibilidade aumentada, reduzida ou ausente; dor nos nervos; sensação de formigamento, fisgadas ou dormência.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2018 foram confirmados 16 casos de Hanseníase na cidade. Neste ano, a ação será intensificada no dia 01 de fevereiro, ocasião em que ocorre o Dia D da campanha, com orientações e exames físicos gratuitos. Confira os locais:

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: