sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sudoeste

Morador de Caçu recebe título do Ranking Brasil

POR Jornal Somos | 09/11/2018

João Batista, de 70 anos de idade, recebeu o troféu nessa semana

Morador de Caçu recebe título do Ranking Brasil

Arquivo Pessoal

U

Um recorde quebrado por um goiano de 70 anos: Portador de Síndrome de Down com a idade mais avançada no Brasil. O recordista foi João Batista Rezende, nascido em 23 de junho de 1948 em Caçu. João mora com a irmã, Olegaria Cândida de Rezende, que cuida dele desde 1998. A saúde do idoso é ótima, segundo a irmã, "ele nunca precisou nem mesmo fazer alguma cirurgia".

 

O troféu foi entregue nessa semana pelo RankBrasil. João Batista Rezende quebrou o recorde de Adão Rodrigues da Silva, que faleceu com 70 anos. João adora assistir televisão e dançar e agora está aprendendo a tocar gaita de boca. "Ele gostava muito de ir à igreja, porém está indo menos agora", informa a irmã.

 

Isso não impede que outros velhos hábitos deixem de ser parte da rotina de João. No dia a dia, ele faz uma caminhada matinal, visita alguns amigos e ainda costuma brincar em seu "ateliê", onde costura para os bonequinhos feitos por ele.

 

"É um motivo de inspiração e orgulho para todos nós", afirma Hallyson Hedhen Rezende, sobrinho de João. Em dezembro será divulgada a lista do Guinness Book Mundial e há grandes possibilidades de João ser o vencedor.

 

O que é Síndrome de Down?

Síndrome de Down é um distúrbio genético causado quando uma divisão celular anormal resulta em material genético extra do cromossomo 21. Isso ocorre na concepção de uma criança e a síndrome provoca uma aparência facial distinta, deficiência mental, atrasos no desenvolvimento e pode ser associada a uma doença cardíaca ou da tireoide.

 

Não existe ainda no país uma estatística específica sobre o número de brasileiros com síndrome de Down. Uma estimativa pode ser levantada com base na relação de 1 para cada 700 nascimentos, levando-se em conta toda a população brasileira. Ou seja, segundo esta conta, cerca de 270 mil pessoas no Brasil teriam síndrome de Down.

 

Não faz muito tempo, em que crianças com Down eram mantidas separadas de grupos sociais e familiares, nesta época a maioria não viviam mais do que aproximadamente 35 anos. Recentemente, estas pessoas podem viver até os 70 anos, tudo isso se deve as mudanças clínicas e a consciência das famílias com relação ao tratamento de pessoas com Down.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: