quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sudoeste

Jataí pode declarar calamidade financeira na Secretaria Municipal da Saúde

POR Jornal Somos | 30/04/2019
Jataí pode declarar calamidade financeira na Secretaria Municipal da Saúde

Assessoria

N

Neste domingo (29) o prefeito de Jataí, Vinícius Luz, convocou a imprensa para “tranquilizar a população” que ficou alarmada com o pedido de demissão do grupo de cirurgiões da Secretaria Municipal de Saúde. O grupo atendia no Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho.

 

Após reuniões com o Ministério Público de Goiás, com a equipe técnica e com o grupo de cirurgiões, foi proposta uma mediação por parte do MP-GO na questão dos salários dos médicos – motivo pelo qual o grupo alertou sobre o risco de demissão.

 

O prefeito disse não descartar a possibilidade de decretar calamidade financeira no âmbito da Secretaria da Saúde. “Justamente em função da falta de insumos e materiais, e da falta de repasse dos recursos por parte da Secretaria Estadual de Saúde durante todo o ano de 2018 que prejudicaram o fundo financeiro da saúde de Jataí”, afirma.

 

O prefeito também diz que mesmo a gestão tendo investido 10% a mais que o mínimo exigido por lei na saúde, as dívidas estão acumuladas, e por isso foi apresentada ao Conselho Municipal de Saúde uma proposta para a revisão dos valores a serem pagos aos profissionais da saúde, principalmente quanto aos plantões.  

 

“No início da próxima semana, já teremos a primeira reunião de trabalho com a equipe técnica da Secretaria da Saúde, o MP-GO e os representantes dos médicos”, conta o prefeito, “estamos tomando todas as providências para que a população sinta minimamente os efeitos dessa questão”. O prefeito também garante que os salários dos servidores da saúde não estão atrasados.

 

Os prejuízos desta situação podem afetar inclusive o curso de Medicina da regional Jataí da Universidade Federal de Goiás.

 

Segundo o reitor da UFG, Prof. Dr. Orlando Afonso, o Hospital das Clínicas só tem condições de abrigar os alunos no internato até mês que vem. Sendo assim, a partir de julho o curso poderá ficar inoperante e os alunos podem ser transferidos para Goiânia.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: