sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em Quirinópolis, operação sobre fraudes em licitações da prefeitura tem quatro mandados de prisão provisória

POR Jornal Somos | 27/11/2019
Em Quirinópolis, operação sobre fraudes em licitações da prefeitura tem quatro mandados de prisão provisória

Reprodução

N

Nesta quarta-feira (27), o Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Quirinópolis, realizou operação destinada ao cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão envolvendo servidores da prefeitura e representantes de uma empresa contatada pelo município para fornecer mão-de-obra terceirizada.

 

De acordo com Augusto César Borges Souza, promotor de Justiça, foi constatada a existência de esquema na prefeitura de Quirininópolis, com o possível envolvimento de membros da comissão de licitação, do Departamento de Compras, da assessoria jurídica e da Secretaria de Obras e Urbanismo, para beneficiar, de maneira fraudulenta, a empresa, possibilitando a obtenção de proveitos ilícitos e a lesão do erário.

 

A investigação constatou fraudes na execução dos contratos firmados entre a empresa e a prefeitura de Quirinópolis, sobre o fornecimento de mão-de-obra em quantidade inferior ao montante pago mensalmente, realinhamento contratual fraudulento e a celebração de contratos com sobreposição de objetos.

 

São mais de R$ 15 milhões de contratos investigados, valor esse que é referente aos empenhos realizados desde janeiro de 2017 até hoje (27). Quatro mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversos endereços, um deles a sede da empresa investigada e da prefeitura.

 

A operação contou com o apoio do Centro Integrado de Investigação e Inteligência (CI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Polícia Civil do Estado de Goiás. Participaram ao todo, 9 promotores de justiça, 6 delegados, 41 agentes da Polícia Civil do Estado de Goiás e 2 analistas da Coordenação de Apoio Técnico-Pericial (Catep).

 

Também foram cumpridos mais cinco mandados de busca e apreensão, para a apuração de direcionamento de licitação e irregularidades na execução de contratos firmados com empresa de aluguel de caçambas.

 

Fonte: Jornal Opção

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: