sexta-feira, 26 de abril de 2024

Caiado no 1º turno, empate técnico no Senado e renovação na Câmara Federal marcam pesquisa eleitoral na região Sudoeste de Goiás

POR Jornal Somos | 20/08/2018

Pesquisa solicitada pela Rádio Líder 95FM pela primeira vez apresenta intenções de votos do Sudoeste Goiano.

Caiado no 1º turno, empate técnico no Senado e renovação na Câmara Federal marcam pesquisa eleitoral na região Sudoeste de Goiás

Jornal Somos

P

Pesquisa realizada pelo instituto MX Load e divulgada na segunda feira (20) aponta para a possibilidade de vitória do democrata Ronaldo Caiado ainda no primeiro turno da eleição ao governo estadual na região Sudoeste de Goiás. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) segue liderando o primeiro voto ao Senado, enquanto Lúcia Vânia (PSB) e Jorge Kajuru (PRP) apresentam empate técnico para a segunda opção do eleitor. Chama a atenção ainda a ascensão do deputado federal Zé Mário (DEM) entre os municípios pesquisados, que ultrapassa Flávia Morais (PDT) na pesquisa estimulada. Já entre as necessidades de maior anseio da população da região, Saúde e Segurança Pública lideram em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

 

A possibilidade de que Goiás não passe por um segundo turno nas eleições deste ano não é novidade. Todas as sérias pesquisas realizadas no estado recentemente já vêm prenunciando que o senador Caiado possui larga vantagem frente aos adversários e pode sim vencer no dia 7 de outubro. No entanto, a subida do deputado federal Daniel Vilela (MDB) ao segundo lugar, ultrapassando o governador José Eliton (PSDB), é dado novo. Enquanto o democrata surge com 40,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada, Vilela aparece com 11,4% e Eliton com 10,2%, o que configura empate técnico vez que a margem de erro do levantamento é de 3,9 pontos percentuais.

O empate técnico na disputa pelas cadeiras goianas do Senado Federal também é de grande relevância. Para manter o ex-governador ativo na vida pública, o Sudoeste goiano anuncia o primeiro voto para senador a Marconi Perillo, que leva 19,7% das intenções na modalidade estimulada. Já para a segunda cadeira, a veterana Lúcia Vânia aparece com vantagem, com 17,5%, seguida de perto por Jorge Kajuru, que tem 14,6%. Com isso, temos que Perillo segue empatado tecnicamente com a pessebista que, por sua vez, também se vê empatada com Kajuru. Se levarmos em conta os 25,2% de indecisos, o jogo permanece aberto.

 

Já para ocupar uma das 17 cadeiras destinadas aos parlamentares goianos na Câmara dos Deputados, a região Sudoeste apresenta uma simbólica novidade. Reduto eleitoral de Daniel Vilela e Heuler Cruvinel (PP), os eleitores dos municípios entrevistados indicam que apostarão na renovação, apontando o democrata Zé Mário como preferido na simulação estimulada, vez que Vilela e Cruvinel estão fora do páreo, o primeiro enquanto candidato a governador e o segundo como seu vice. Flávia Morais, que possui expressiva votação nas diversas regiões do Estado, aparece na segunda colocação com 9,1%, seguida do Delegado Waldir (PSL, 7,8%) e de Dona Iris (MDB, 7,7%).

 

Na corrida à Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSB) obteve maior citação na pesquisa estimulada e surge com 7,9% das intenções de votos. Logo em seguida estão Chico KGL (DEM), vice-prefeito de Rio Verde, com 7,2%, e Zé Carapó (DC), com 6,8%.

A pesquisa que apresenta as intenções de voto dos eleitores da região Sudoeste de Goiás foi realizada por amostragem nos municípios de Rio Verde, Jataí, Mineiros, Quirinópolis e Santa Helena de Goiás. Ao todo, foram entrevistados 1.550 eleitores entre os dias 13 e 17 de agosto. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, a margem de erro é de 3,9% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número GO-01234/2018.

 

Pesquisa espontânea tem pequenas variações

 

Nas pesquisas espontâneas realizadas pelo instituto MX Load, chama a atenção, em primeiro lugar, a quantidade de eleitores indecisos na escolha do próximo governador do Estado. Nada menos do que 57,7% das pessoas entrevistadas na região Sudoeste de Goiás revelaram não saber para quem votar quando não tiveram os nomes dos candidatos apresentados na cartela.

 

O alto índice de indecisos também é representativo nas escolhas para senador e para deputado federal e estadual: 68,6% no primeiro, 75,4% no segundo e 71,5% no terceiro. Ao que parece, a crise das instituições políticas no Brasil em nada estimulou o eleitor a se interessar pela política e procurar saber sobre a movimentação eleitoral dos candidatos à representatividade de sua cidade, estado ou país.

 

Para ocupar o Palácio das Esmeraldas nos próximos quatro anos, Caiado permanece em primeiro (20,5%) na pesquisa espontânea, no entanto José Eliton ocupa a segunda colocação (4,8%), ficando na frente de Daniel Vilela (4,3%). Na corrida ao Senado a colocação segue inalterada, com Marconi Perillo em primeiro (8,9%), Lúcia Vânia em segundo (3,2%) e Jorge Kajuru em terceiro (1,8%).

 

Há alteração também no quadro dos deputados federais e estaduais. No âmbito federal, Flávia Morais ultrapassa Zé Mário por uma pequena margem de 0,2%, ficando cada um deles com 2,5% e 2,3%, respectivamente. Já no estadual, Chico KGL (1,8%) se coloca à frente de Lissauer Vieira (1,5%).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: