terça-feira, 30 de abril de 2024

Rio Verde

Você está preparado para o fenômeno chamado tempo?

POR Jornal Somos | 06/07/2018

O médico cirurgião neurologista tenta explicar como envelhecer é inevitável e merece atenção desde a juventude.

Você está preparado para o fenômeno chamado tempo?

Jornal Somos

O

O que você quer ser quando crescer? Ou melhor, como você quer estar quando envelhecer? Essa é uma questão que na maioria das vezes não nos preocupamos em pensar, nem damos a devida importância em uma coisinha chamada tempo e ele passa, para todos, pode não parecer agora que você está com seus vinte e poucos, mas a velhice chega para qualquer pessoa.

E com esse temido avanço na idade, surgem alguns problemas também, como a falta de memória, atitudes consideradas estranhas para os mais jovens, as rugas na pele,que já pode estar um pouco mais flácida e principalmente, a falta de paciência das pessoas que têm idosos na família.

Não é fácil pensar que tudo mudou, desde a pele até o xixi que as vezes não se consegue mais segurar. Mas é necessário e importante a conscientização dos familiares em ajudar e os apoiar em momentos difíceis.

A ciência explica tudo

Em um bate papo o neurocirurgião Moisés Heleno Vieira Braga (CRM GO 15821) explicou como é o cérebro da gente e como ele muda com o decorrer do tempo ‘’ o cerebro em particular possui um envelhecimento peculiar, a tendencia do idoso é perder líquido, o cerébro, também é como qualquer outra parte do corpo, com 70, 90% de líquido, então a tendência é  atrofiar, diminuir o tamanho e o volume e ter alterações estruturais e bioquímicas que diminuem tanto a área do pensamento, raciocínio quanto a quantidade de neurotransmissores’’.

Então, aquele idoso que você conhece e chama de ranzinza ou diz que está caducando, na verdade pode estar simplesmente passando por um processo natural da vida, não devemos nos queixar sem conhecer os devidos motivos.

O médico explica ainda o fato de muitas pessoas assemelharem o comportamento das crianças com o comportamento dos idosos . "Eu não diria que é uma semelhança em termos neurologicos porque realmente a tendência no final da vida é você ter alterações da aprendizagem. Acriança é ao contrario, ela tende a melhorar e idoso tende a piorar. Para a criança nós usamos o termo ‘’teimoso’’, mas é porque ele não entende o não, não tem experiência na vida para poder discernir o certo e o errado. As vezes o idoso faz coisas incoerentes por alteração da cognição, ele não consegue mais ter raciocínio adequado. A criança até tem, mas não tem conhecimento para aquilo, acaba que os dois se tornam teimosos por mecanismos totalmente diferentes’’.

Como evitar um envelhecimento doente

O envelhecimento é parte da natural da vida, mas existem mecanismos para se chegar até lá com mais saúde e qualidade de vida, preste bastante atenção:

Primeiro passo: o sono. Uma noite bem dormida é o sabão da beleza. Então isso já ajuda demais, porque durante o sono é que o cérebro processa as informações.

Segundo passo: o estímulo cognitivo, leitura, para o idoso muitas vezes é fazer palavra cruzada, forçar o raciocínio, tentar vencer a preguiça. Hoje estamos na era da informática e o computador pro idoso é o xadrez, um bicho de 7 cabeças, então, é tentar dismistificar isso, ter boa vontade para poder aprender, realizar a leitura de coisas que não está habituado.

Terceiro passo: alimentação. Evitar alimentos com corantes, conservantes, condimentos e apostar em uma alimentação equilibrada, rica em fibras, gorduras boas, etc.

Quarto passo: exercício físico, pois ele melhora a condição cardiovascular, a nutrição do cérebro de oxigênio, dá mais disposição ao corpo e intensifica o metabolismo cerebral, ajudando no retardamento desse envelhecimento.

Quinto passo: tenha mais paciência e tolerância com os idosos de hoje, porque amanhã será você, sim, você mesmo que está no auge da adolescencia, querendo curtir a vida...Pois é, um dia o tempo chega para todos e o que você fez para se preparar para quando ele chegar?

 

 

 

COMPARTILHE: