quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Saúde estética é uma tendência em Farmácia também

POR Jornal Somos | 05/10/2018

Layane Glacielly Dias de Oliveira, farmacêutica, coordenadora da comissão de farmácia estética do CRF-GO e do novo curso de Pós em Rio Verde

Saúde estética é uma tendência em Farmácia também

Foto: Jornal Somos

Q

Qual é a primeira coisa que você pensa quando você ouve "saúde estética"? Passando de cirurgias plásticas, alimentação saudável e até mesmo cirurgia bariátrica, é complicado capturar a essência dessa nova tendência da medicina moderna. Mas agora isso pode mudar, pois a Saúde estética passou de uma tendência de mercado para cursos de pós-graduação.

 

Em entrevista com a Dra. Layane Glacielly Dias de Oliveira, farmacêutica, terapeuta floral, especialista em Saúde Estética, coordenadora da Comissão de Farmácia Estética do Conselho Regional de Farmácia de Goias (CRF-GO) e coordenadora do novo curso de Pós-Graduação em Saúde Estética Avançada do INPOS em Rio Verde, nos explicou o que é saúde estética: "Pessoas acham que por ter a ver com beleza, é algo supérfluo, mas de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é a saúde. Não é apenas causada pela ausência de enfermidades, também engloba o bem-estar físico, mental e social, podendo ser alcançado por algum procedimento estético que gera a autoestima".

 

Layane ainda nos disse que não imaginava trabalhar com saúde estética anteriormente: " Na época da faculdade, eu não imaginava, até porque nessa época o farmacêutico não podia atuar no mercado da estética, mas quando teve a resolução 573 de 2013 (no Conselho Federal de Farmácia), que regulamentou o trabalho do profissional de farmácia na área de saúde estética, eu percebi que queria aquilo. Me formei, trabalhei em drogarias, farmácias de manipulação, laboratórios de análises clínicas, mas eu ajudava muito a minha tia em um salão de beleza, então, eu tive o sentimento que essa possibilidade daria certo".

 

Além da área de saúde estética, ela também trabalha com terapia floral, o que ela diz que é importante para a saúde mental dos pacientes dos procedimentos: "Quando a gente entra no mercado da estética, tem vários pacientes que estão em depressão, com o estado psicológico muito abalado e é o nosso dever recomendá-los a fazer uma terapia alternativa, para ajudar o seu estado emocional. A terapia que eu busquei foi o uso dos Florais de Bach, que são 38 tipos de essências de flores e plantas que podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais. Se isso não fosse feito, o paciente estaria tratando o físico, mas nunca estaria satisfeito por causa de seu estado psicológico abalado".

 

Layane ainda esclarece que o investimento não é tão alto para a abertura de uma clínica. "Se eu for trabalhar com todas as funções - facial, corporal e tratamento capilar - o investimento vai ser um pouquinho alto, por envolver vários equipamentos. Mas se eu for um profissional que queira, por exemplo, trabalhar apenas com o facial, o investimento será bem básico, porque como se trata dos injetáveis, basta abrir um espaço com uma maca, tratar da biossegurança e a aquisição do produto injetável. Quando envolvemos a parte do equipamento é que o custo fica um pouco mais elevado. Existem equipamentos que custam entre 12 e 15 mil reais. Sim, existem equipamentos que tem o custo maior que 100 mil reais, mas esses não são usados com tanta frequência, então é recomendado a realização da locação. Eu tenho alunas que adotam a prática e é muito tranquilo".

 

Segundo a doutora, o curso é destinado a uma ampla gama de pessoas: abrange farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros e fisioterapeutas. O cur>so abrange entre a parte básica, que é a anatomia, até procedimentos minimamente invasivos, como o botox e preenchimento. Durando 20 módulos, que são aplicados em fins de semana, 20 horas/aula e que incluem parte prática e teórica. "O acadêmico que estiver no sétimo período, já pode iniciar a pós-graduação e isso não atrapalha a graduação, já que por ser apenas um final de semana por mês e sem tarefa para casa, é tranquilo e dá para conciliar bem", Layane afirma. 

 

O curso será oferecido pela INPOS, conhecida por ser uma empresa de pós-graduação, educação corporativa e cursos de curta duração. Mais informações podem ser obtidas no site oficial deles, clicando aqui

COMPARTILHE: