sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Saiba mais sobre o Cadastro Ambiental Rural

POR Jornal Somos | 07/01/2019
Saiba mais sobre o Cadastro Ambiental Rural

MDA

O

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

 

 

O CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental. O engenheiro agrônomo Paulo Martins explica que agora o CAR é obrigatório e as instituições financeiras podem começar a exigir o recibo do CAR para a liberção de financiamento, transações comerciais, escrituras e entre outras ações. No ano passado foi publicado um decreto regulamentando as cotas de reserva ambiental, e também normatizando o comércio dessas áreas. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: