segunda-feira, 06 de maio de 2024

Rio Verde possui único superfreezer do interior do estado que poderá receber vacina da Covid-19

POR | 16/12/2020
Rio Verde possui único superfreezer do interior do estado que poderá receber vacina da Covid-19

Foto: Pablo Santos/SMS

H

Hoje, quarta feira (16/12), será apresentado pelo Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), o Plano de Imunização do país. A pressão sobre o assunto tem sido grande diante da expectativa da população em receber a vacina e poder se proteger melhor contra o novo coronavírus. Principalmente quanto as opções de vacinas e as escolhas e demora da negociação do governo federal com as indústrias farmacêuticas. No dia 10 deste mês, o Brasil assinou um memorando de compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. E por isso, o imunizante está na frente da fila do Ministério da Saúde, mas com uma preocupação: precisa ser refrigerado a -70° Celsius para não perder a eficácia. Diante disto muita discussão tem acontecido sobre a logística.

 

 

Sobre isto, o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrinho, em entrevista ao O Popular, contou que o estado deverá ter pelo menos sete superfreezers capazes de armazenar a vacina. E ainda que três unidades pertencem ao Estado e as demais viriam por empréstimo, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

 

 

Em relação aos três superfreezers do Estado, eles pertencem à estrutura do Hemocentro, e um deles está no interior do Estado, na unidade em Rio Verde.

 

“Eles fazem parte da reestruturação que estamos fazendo no Hemocentro e são novos”, diz o secretário.

 

 

Os freezers são usados para congelamento e conservação de hemocomponentes crioprecipitados e plasmas. Mas o local possui outros freezers, que chegam a -30° C e que também podem armazenar os derivados do sangue. De acordo com Ismael Alexandrino, outros dois freezers, com 422 litros de capacidade cada, devem chegar ao Estado no início de 2021.

 

 

Quanto aos outros quatro equipamentos, a expectativa do governo estadual é de que a UFG ceda três freezers e a PUC-GO, um. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Carvalho, esclarece que hoje, quarta feira (16/12), membros da SES-GO estarão na universidade para discutir o assunto. Atualmente, a UFG possui cerca de 20 unidades desses freezers. A PUC-GO não informou quantas unidades irá disponibilizar, mas comunicou que conversa com o governo e que o intuito é contribuir com o poder público.

 

 

Paralelamente o governo tem buscado resolver outra parte do problema: o transporte das doses da vacina da Pfizer e da BioNTech até as cidades do interior goiano. Uma das estratégias pensadas pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) é levar os superfreezers até pontos estratégicos para onde as pessoas possam se dirigir. “Inicialmente, pensamos em Goiânia, na região Sudoeste (Rio Verde) e em alguma cidade do Entorno do Distrito Federal, muito provavelmente Águas Lindas de Goiás’’, explica o titular da SES-GO, Ismael Alexandrino.

 

 

 


(Com informações do O Popular e Hemorrede Pública de Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: