terça-feira, 16 de abril de 2024

Rio Verde entra na lista da rede de hospitais qualificados para receber pacientes com suspeita de coronavírus

POR Jornal Somos | 28/02/2020
Rio Verde entra na lista da rede de hospitais qualificados para receber pacientes com suspeita de coronavírus

André Costa

N

Nesta quinta-feira (27), a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) informou que 20 unidades hospitalares estão aptas a receber pacientes com suspeita de terem contraído o novo coronavírus (COVID-19) em Rio Verde, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão e Anápolis. De acordo com Haikal Helou, presidente da entidade, o grupo se comprometeu a seguir o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e fechou uma parceria com laboratório de referência para realização dos exames. Veja lista de unidades hospitalares no final da matéria.

 

O presidente da entidade reforça que, apesar da preparação, não há motivos para pânico. “Essa é uma patologia como qualquer outra qualquer e estamos prontos para lidar com ela como lidamos com todas. Nossas equipes e centros hospitalares estão preparados e prontos para trabalhar. Todos recebem treinamentos rotineiros sobre como lidar com situações como essa”, diz.

 

A Ahpaceg, ao todo, tem 33 associados. As outras 13 instituições não irão realizar o atendimento para coronavírus, pois são maternidades, hospitais oftalmológicos, clínicas de diagnóstico por imagem, bancos de sangue e serviços de oncologia.

 

Foi informado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás que qualquer unidade particular pode atender, tratar dos sintomas e realizar o exame que detecta a presença do vírus, no entanto deve seguir os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e pelos órgãos de saúde competente, também é necessário notificar o Centro de Informações Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs) e colete material para teste em laboratórios de referência do ministério.

 

A unidade referência na rede estadual de saúde para o tratamento da doença é o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, visitou o HDT na manhã de quinta-feira (27). “Não podemos impedir sua chegada (do vírus), mas estamos tomando todas as providências necessárias. O que nós não podemos é criar um clima de pânico na sociedade”, destacou.

 

Confira as unidades aptas:

Rio Verde

Hospital Santa Terezinha

 

Goiânia

Hospital Amparo

Hospital Clínica do Esporte

Hospital do Coração de Goiás

Hospital do Coração Anis Rassi

Hospital da Criança

Hospital de Acidentados

Hospital Infantil de Campinas

Hospital Ortopédico de Goiânia

Hospital do Rim

Hospital Samaritano de Goiânia

Hospital Santa Bárbara

Hospital Santa Helena

Hospital São Francisco de Assis

Instituto de Neurologia de Goiânia

Instituto Ortopédico de Goiânia

 

Anápolis

Hospital Evangélico Goiano

 

Aparecida de Goiânia

Hospital Santa Mônica

 

Catalão

Hospital Nasr Faiad

Hospital São Nicolau

 

As informações são do Popular.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: