sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Projetos de proteção à mulher devem ser implantados em todo o Estado

POR Jornal Somos | 14/12/2018
Projetos de proteção à mulher devem ser implantados em todo o Estado

Jornal Somos

N

Nesta semana, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar promoveu um encontro com o professor Marcelo Ferreira da Costa, secretário da Secretaria Municipal de Educação e Esporte para apresentação do Projeto “Maria da Penha vai à Escola”. O encontro foi conduzido pelo juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher da comarca de Rio Verde, que representou, no evento, a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis.

 

Projetos que auxiliam nas ações contra a violência doméstica estão ganhando cada vez mais visibilidade. Iniciados em Rio Verde, eles serão desenvolvidos em todo o estado, se adaptando a cada cidade e realidade. Dois projetos aprovados recentemente são o “Maria da Penha Vai à Escola” e o “Mulher Mais Segura”.

 

“Maria da Penha Vai à Escola” tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos com as crianças e adolescentes da rede de ensino fundamental de cada região, além de propiciar a integração e diálogo entre vários órgãos para conscientização e prevenção da violência doméstica. Serão construídos metodologias e materiais didáticos adequados à realidade local para as etapas de capacitação dos professores e gestores da rede de ensino, bem como o procedimento para inserção no calendário escolar e de realização das atividades nas salas de aula.

 

“Nós tivemos a aprovação por unanimidade do projeto que será levado para todo o estado, através do conselho estadual de educação. Um projeto que deu certo aqui em Rio Verde e com certeza dará certo no estado”, ressalta Vitor Umbelino.

 

O programa Mulher Mais Segura oferece apoio efetivo à vítima para que ela recomece sua vida longe de agressões. Além do atendimento legal às vítimas, o programa também busca capacitá-las, inseri-las no mercado de trabalho e incluir seus filhos em creches. Nos casos mais urgentes, são viabilizadas vagas em creches e em colégios de tempo integral, com o apoio da Secretaria de Assistência Social. Ele também conta com ações de conscientização e palestras sobre violência doméstica. O principal objetivo dessa medida é reforçar a ideia de que agressões físicas e psicológicas devem ser denunciadas

 

Para o juiz, o projeto tem tudo para dar certo em todos os lugares. “Um projeto em parceria com a Guarda Civil Metropolitana que trabalha para fiscalização e o cumprimento das medidas protetivas urgenciais. Em Rio Verde nós temos a recém formatura da Guarda Municipal e temos tudo para reproduzir essa parceria aqui”,complementa.

 

As iniciativas, que começaram neste semestre em Rio Verde como piloto, deve ter início em 2019 em todo o Estado.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: