sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

Pressão Alta: como evitar e cuidar com Dr. Vicente Junior

POR Jornal Somos | 22/04/2019
Pressão Alta: como evitar e cuidar com Dr. Vicente Junior

Jornal Somos

D

Dia 26 de abril, próxima sexta feira, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Por conta da data, inclusive, este mês a secretaria municipal de Saúde de Rio Verde realizou uma Campanha de Combate à Hipertensão Arterial 12x8 (clique e leia mais sobre) através do Centro de Referência de Hipertensão e Diabetes, com atendimentos em horários e locais de concentração do público, alertando quanto ao risco e prevenção da Pressão Alta.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que um hipertenso, mesmo com discretas elevações da pressão, se não tratado, pode ter a expectativa de vida reduzida em até 16,5 anos. Além disso, o hipertenso não controlado tem maior chance de sofrer infartos do coração, derrames cerebrais, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, impotência sexual e até demência cerebral, entre outras complicações nem sempre fatais, mas que podem alterar significativamente a qualidade de vida.

Para entender melhor essa doença convidamos o Dr. José Vicente Junior para esclarecer tudo sobre a doença e a Pressão Arterial, ou a famosa P.A.

 

A hipertensão pode ser considerada como um problema de saúde pública no Brasil?

A hipertensão é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas e vasculares no Brasil e no mundo. Cerca de 25% a 30% dos adultos do planeta apresentam elevação da pressão arterial e estima-se que menos de 10% desse imenso universo de pessoas em risco esteja em tratamento correto e contínuo. No Brasil, onde há mais de 30 milhões de hipertensos, a primeira causa de morte é o acidente vascular cerebral (A.V.C.), seguida do infarto do miocárdio (I.A.M.), doenças cuja principal causa é a hipertensão não controlada. Embora outros fatores de risco – como tabagismo, colesterol elevado, diabetes, obesidade, estresse e sedentarismo – sejam também importantes causas das doenças cardiovasculares, a hipertensão destaca-se entre todos.

 

Qual a grande dúvida sobre a Hipertensão?

A dúvida frequente do paciente é saber o porquê ele chegou a desenvolver a pressão alta. A pressão alta na grande maioria das vezes não tem uma causa isolada, como por exemplo o uso abusivo do sal, porque tem pessoas que usam o sal em grandes quantidades e não tem pressão alta. Então a pressão alta é multifatorial, vem da genética e dos fatores ambientais, dos fatores socioeconômicos e também do sexo e da idade, então a gente sabe que pessoas negras tem uma possibilidade maior de desenvolver pressão alta, sabemos que com a idade aumentando há possibilidade de desenvolver a pressão alta, o peso e sobrepeso a alimentação abusiva de sal, tabagismo, são fatores que levam ao aumento da pressão, como é multifatorial, vão se somando, uma isolada pode fazer ter pressão ou não, mas é multifatorial. Se tiver história familiar, se faz uso abusivo do sal, se está acima do peso, isso com que este grupo de fatores façam com que desenvolva a pressão arterial de forma precoce ou mesmo desenvolve pressão mais fácil do que outras pessoas que estão nesses grupos.

 

Por que pressão alta é um mal para a saúde?

A pressão alta é uma doença de característica crônica e afeta os principais órgãos do corpo, então os vasos sanguíneos, podem levar a danificar os vasos sanguíneos deixando eles mais rígidos e mais e mais possíveis de ruptura. A doença também pode levar à lesões neurológicas, como os acidentes encefálicos que é o A.V.C ou A.V.E, lesões renais, onde o paciente pode desenvolver falência dos rins e chegar a desenvolver uma hemodiálise, podendo também levar aos infartos agudos do miocárdio que são as lesões nas coronárias do coração, que é onde o paciente chega a ter um infarto. É importante saber que o controle rigoroso da pressão é um controle para não lesões nos órgãos principais do corpo como o cérebro, o rim, coração e vasos sanguíneos

 

A hipertensão tem cura?

Cerca de 10% das causas de hipertensão podem ser eliminadas. São as chamadas hipertensões secundárias a distúrbios hormonais, renais, circulatórios ou associadas ao uso de fármacos. Algumas dessas causas podem ser removidas e a hipertensão é curada. A obesidade também tem sido encarada como uma causa de hipertensão secundária. Muitos hipertensos que conseguem perder peso – com tratamentos dietéticos, clínicos ou cirúrgicos – têm sua hipertensão controlada e muitas vezes eliminada. Mas a grande maioria, 90% dos hipertensos, necessita de uso contínuo de medicamentos.

 

Além da medicação, o que pode ser feito para melhorar a saúde do hipertenso?

As adequações do estilo de vida são tão importantes quanto o uso de medicações. Embora seja difícil modificar hábitos de vida, uma cuidadosa atenção às recomendações de reduzir o consumo diário de sal na alimentação, abandonar o sedentarismo, realizar atividades físicas programadas, o alcance do peso ideal e a adoção de uma alimentação equilibrada podem operar milagres. Dietas baseadas em maior consumo de vegetais e ricas em potássio, magnésio e cálcio, não difíceis de serem seguidas, podem reduzir significativamente a pressão e atenuar ou eliminar a necessidade de medicamentos.

Os hipertensos podem fazer a verificação da pressão arterial em casa?

Atualmente, os médicos estimulam os hipertensos a realizar medidas de pressão arterial em casa. A medida da pressão domiciliar é um dado importante para o ajuste terapêutico, uma vez que um grande percentual de indivíduos apresenta uma elevação tensional da pressão no consultório, fato que não ocorre nas automedidas. Os médicos, contudo, devem orientar seus pacientes quanto à técnica de aferição e à escolha de equipamentos automáticos confiáveis quanto à precisão das medidas.

 

O que pode acontecer a curto, médio e longo prazo, se a hipertensão não for controlada?

A hipertensão provoca um desgaste mais acelerado das artérias e nos principais órgãos irrigados por elas: coração, cérebro, rins, olhos. Assim, a hipertensão não controlada funciona como um acelerador do envelhecimento das artérias e de todo o corpo humano. Um hipertenso que não se trata tem, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma redução na expectativa de vida de até 16,5 anos. Além disso, a qualidade de vida também é afetada pela doenças nesses órgãos, tais como infartos, derrames, aneurismas, insuficiências cardíaca e renal, alterações da visão, entre outras.

 

O medicamento deve ser tomado mesmo não tendo os sintomas?

A hipertensão é, na maioria das vezes, assintomática. Sintomas como dor de cabeça, tonturas, edema das pernas, palpitações e sangramentos nasais podem ser sugestivos de hipertensão, mas não são específicos da doença. Com ou sem sinais e sintomas, a hipertensão é danosa ao organismo. É a maior causa de derrames, infartos, insuficiência dos rins, aneurismas, além de estar associada a várias outras doenças. Por isso, a hipertensão deve ser tratada continuamente, mesmo que não haja sintomas.

 

O que fazer quando não se pode comprar o medicamento?

Mais de 90% dos hipertensos necessitam utilizar medicamentos para o controle da doença. Apenas uma pequena parcela consegue controlar a pressão com dieta adequada, perda de peso, redução do consumo de sal, controle do estresse e atividade física regular (Clique e descubra como). Mesmo quem usa medicamentos deve seguir as orientações de adequação do estilo de vida, pois essas medidas podem reduzir a quantidade necessária de remédios. Quando o custo do medicamento é um obstáculo ao tratamento, deve-se discutir com o médico a possibilidade de modificação do esquema terapêutico para o uso de medicamentos menos onerosos ou que estejam disponíveis no sistema público de saúde. O importante é não deixar de se tratar adequadamente.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: