sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Prazo de vacinação contra raiva em bovinos é prorrogado

POR Jornal Somos | 24/05/2019
Prazo de vacinação contra raiva em bovinos é prorrogado
O

O prazo para a vacinação contra a raiva em bovinos e bubalinos foi prorrogado até 31 de agosto. O supervisor regional e fiscal agropecuário da Agrodefesa de Rio Verde, Giovane Bastos de Miranda explica porque o prazo foi prorrogado.

 

“O produtor rural tem até 31 de agosto para vacinar contra a raiva e comprovar que falta produto no mercado. A Agrodefesa entende que o produtor não pode ser penalizado por isso, e aí colocamos a prorrogação, para que o produtor tenha tempo hábil para imunizar seu rebanho”, diz.

 

Giovane reforça que o prazo final para vacinação contra a febre aftosa é até 31 de maio e a declaração até o quinto dia útil de junho (7). A declaração pode ser feita de três formas: direto no escritório da Agrodefesa, no Vapt Vupt ou no site da plataforma da Agrodefesa.

 

“O estado de Goiás vem há muito tempo cumprindo seu papel, temos tido sempre superação dos números de expectativa. Isso não será diferente esse ano, conseguiremos esse índice de mais de 99% de vacinação. Isso se deve ao bom trabalho da fiscalização e também da compreensão do produtor”, comenta Giovane.

 

Existe a proposta de até o final de 2021 o estado estar livre de aftosa sem a vacinação. “É uma medida interessante e oportuna, isso vai agregar valor ao produto final da nossa carne. Ao longo do tempo temos mais de 24 anos sem aftosa, e pra esse ano já diminuímos a quantidade de dose, diminuindo o custo pro produtor. E com mais tempo a gente terá a previsão da retirada da vacinação, melhorando a remuneração do produtor, trazendo benefício pro estado”, esclarece o supervisor.

 

Em Rio Verde mais de 63% da vacinação já foi realizada.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: