sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Por que devemos vacinar os nossos pets?

POR Jornal Somos | 16/10/2018
Por que devemos vacinar os nossos pets?

Foto: Poliana Martins

N

No sábado (20), acontecerá um segundo dia D de vacinação, no Centro de Controle de Zoonoses de Rio Verde, localizado na Rua Brasil do Bairro Gameleira. No primeiro dia D, que aconteceu no dia 22 de setembro, foram vacinados 14.376 animais, sendo 13.626 cães e 750 gatos, com a ajuda de 300 voluntários, mas o patamar atingido foi apenas de 60%, quando a meta principal será de 80%.

 

A campanha prossegue até o dia 31 de outubro, mas para atingir a meta, é necessário o empenho da população e a consciência dos riscos que a não-vacinação pode causar. A raiva é uma doença infecciosa e viral que atinge animais e causa encefalite aguda em mamíferos. A encefalite é uma inflamação do cérebro que causa dor de cabeça aguda e confusão. De alto risco, a doença possui uma chance de morte de quase 100% e ainda é considerada um grande problema de Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, mas também por seu elevado custo social e econômico.

 

Entre os anos de 1991 e 1999, o Estado de Goiás registrou um número considerável de casos de Raiva Animal (Canina e Felina), apresentando inclusive casos de Raiva Humana. Com a implementação do Programa de Controle da Raiva em 1999, essa realidade veio gradativamente se modificando, de forma que a realidade de hoje (último caso de Raiva Humana transmitida por cão é de 2001 e os últimos casos de raiva canina e felina transmitida por cão é de 2002) contrasta em muito com o vivenciado no ano de 1999 (03 casos de Raiva Humana, 108 casos de Raiva Canina e 11 casos de Raiva Felina).

 

 

"Cães e gatos com idade superior a três meses devem ser vacinados, assim como fêmeas prenhas e lactantes e demora cera de 21 dias após a vacinação para que o animal esteja imunizado, imunização essa que dura 01 ano, devendo, portanto, haver reforço anual", Poliana Carneiro Martins, Médica Veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Rio Verde, nos informou.

 

O segundo dia D de vacinação acontecerá no sábado (20), das 8h às 17h. Os animais poderão ser levados para vacinar e a vacina também poderá ser levada para casa mediante apresentação do documento do responsável pelo animal e a assinatura do termo de responsabilidade, além de ser imprescindível que o dono leve uma caixa de isopor para transportar a vacina.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: