quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Por que devemos comer Pipoca?

POR Jornal Somos | 02/07/2018

Copa do mundo, festas juninas, período em que mais se consome pipoca!

Por que devemos comer Pipoca?
P

Por ser um ingrediente de fácil acesso, de baixo valor unitário e fácil preparo, nem imaginamos o potencial vitamínico e saudável que a pipoca tem quando preparada de forma correta. E sim, ela pode ser uma aliada na sua dieta.  Pode ser consumida diariamente, além de trazer vários benefícios para nossa saúde, pois possui nutrientes importantes para o organismo.  Aos fãs de pipoca, trago boas notícias!

Há quem diga que a pipoca faz mal à saúde. Engana-se quem acha isso. O que faz mal são os temperos adicionados, como por exemplo manteiga, margarina, óleo, sal em grande quantidade, açúcar, além dos acompanhamentos para torná-la ‘gourmet’.  Mas isso não quer dizer que você não deve consumir as pipocas nestes temperos, só não diariamente.

Durante a copa do mundo, quando a seleção entra em campo, no colo não falta uma porção de pipoca para conter as tensões do torcedor brasileiro, além das festas juninas.

De acordo com a médica Thais Aquino, quando consumida de forma correta, até quem faz dieta deve aliar-se ao grão.  “De fato a pipoca é muito consumida nessa época do ano, com as festas juninas, e é um bom alimento, porque é um carboidrato riquíssimo em fibras e essas fibras são importantes para o funcionamento do intestino e faz com que o índice glicêmico seja baixo, ou seja, quando a gente consome, não faz pico de insulina. Para quem está de dieta, pode ser uma boa opção, porém, em grande quantidade qualquer tipo de alimento pode atrapalhar o seu objetivo. Também, é rica em vitamina A, importantíssima para o sistema imunológico e para os nossos olhos”.

Mas nem todas opções que encontramos no mercado são boas, afirma o nutricionista Valtemir Paula de Oliveira, “Teoricamente, a gente não recomenda as pipocas de microondas, por conta da indústria adicionar outros ingredientes que são prejudiciais à saúde, como o aumento do teor de sódio e o teor de gordura, e esses aditivos para agregar sabor e textura na pipoca não são bons. Seria mais interessante comprar o milho de saquinho para estourarmos em casa. A pipoca de microondas e a pipoca convencional tem em comum somente o milho. Ela pode ser encaixada na nossa dieta, em uma porção ideal, o que seria mais ou menos uma xícara, até duas xícaras no máximo. Uma xícara de pipoca sem óleo tem na faixa de noventa calorias".

O nutricionista ainda deixa uma dica de como estourar a pipoca sem adicionar óleo. “Você pode pegar o milho, colocar num saquinho de papel e colocar no microondas, é possível estourar normalmente sem adicionar gordura. Também existem essas pipoqueiras que encontramos em lojas de produtos de casa que também não utilizam gordura, apenas o calor. É interessante para a saúde, rica em magnésio, Vitamina do complexo B, polifenóis e rica em fibra também".

Aproveitando as dicas, separamos uma receita de pipoca preparada sem óleo, para você que está de dieta não ficar sem, na hora de torcer para a seleção. Se liga na receita:

  • 5 colheres de pipoca
  • 5 colheres de água
  • 1 travessa de vidro

Sal a gosto

MODO DE PREPARO: Coloque os ingredientes em uma travessa de vidro e tampe com o plástico próprio pra ir ao microondas, faça pequenos furos nele. Leve ao microondas por até 3 minutos em potência alta (depende do seu aparelho). Espere um pouco, coloque sal e sirva. Aviso importante: Ao fazer esta receita usem um refratário próprio para ir ao microondas.

Se você gostou dessa matéria e desse assunto deixe seu comentário, ou se você sabe de alguma receita diferente com pipoca sem gordura nos conte!

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: