sexta-feira, 19 de abril de 2024

"Pesquisa não dá resultado efetivo, mas é um indicativo do que estamos fazendo" afirma Lissauer em entrevista ao Somos

POR | 03/09/2018

Após pesquisa realizada e publicada, o Jornal Somos abriu aos candidatos e citados que fossem entrevistados. Lissuaer foi o primeiro.

Eduardo Santos

A

Após pesquisa realizada e publicada, o Jornal Somos abriu aos candidatos e citados que fossem entrevistados e respondessem ou acrescentassem quanto ao resultado. O primeiro a procurar a nossa equipe foi o candidato a reeleição como Deputado Estadual Lissauer Vieira. Leia abaixo as respostas do mesmo as nossas perguntas.

 

JS - Seu mandato termina agora em dezembro, gostaria que começasse nossa conversa fazendo um levantamento desses 4 anos.

 

LISSAUER - Faço um balanço positivo. Eu sempre tenho falado que pautei meu mandato com duas vertentes, uma delas é a representatividade de segmento, onde eu representei o agro e o setor do desenvolvimento agronômico do estado como presidente da frente parlamentar da agropecuária e, com liderança efetiva, a única na Assembleia que representa de fato esse setor. Nós tivemos várias conquistas e demandas que saímos vitoriosos que beneficiou muito o agro, o desenvolvimento econômico e geração de emprego, que é o que eu tenho defendido na Assembleia Legislativa nesse segmento. Tivemos o processo da rastreabilidade bovina, que geraria um custo de 100 milhões só de adesão para os pecuaristas. Todo rebanho bovino ia ter que ter chip, internet na fazenda para lançar dados, para rastrear. Eu concordo, não sou contra, mas sou contra a obrigatoriedade, ela tem que ser de livre adesão, o pecuarista tem que estar pronto para receber e assumir isso e ter na sua propriedade a tecnologia. Nós não aceitamos e conseguimos derrubar.  Outro processo é o 70/30, um decreto em que o governo tarifava 30% das exportações de soja e milho de Goiás, e isso gerava uma economia de 500 milhões de reais por ano para o produtor, e nós não teríamos mais o livre comércio, o nosso grão seria tarifado em 17% de ICMS, e nós conseguimos com diálogo, com a união da classe e conseguimos convencer que seria maléfico para o setor produtivo. Outra questão é a representatividade dos municípios, eu pautei também meu mandato muito em desenvolvimento regional e da representatividade municipalista, visitei quase todos os municípios do estado, mas priorizei o sudoeste. Hoje posso dizer que tenho serviço efetivo e benefícios na região Sudoeste, obras da GO 174, da GO 206, todos os municípios que colocamos aditivos no Goiás na Frente, programa ousado do governo do estado. Nós temos uma representatividade regional. São essas duas vertentes que pautaram meu mandato.

 

JS - No último dia 20 a rádio líder divulgou uma pesquisa do sudoeste que aparece seu nome em primeiro lugar para deputado estadual, como o senhor avalia os números apresentados?

 

LISSAUER - Avalio com muito equilíbrio. Pesquisa não dá resultado efetivo, mas é um indicativo do que estamos fazendo. São os frutos do que plantamos, muito trabalho e dedicação, com a representatividade de segmento e municipal. Lá na eleição de 2016, nós plantamos uma campanha limpa, propositiva, fui com propostas e ali grande parte da população conheceu o meu perfil, e a visão que eu tenho de gestão pública e política. Aquela eleição foi um divisor de águas, as pessoas começaram a conhecer mais nosso trabalho e eu não parei de trabalhar. Não parei um dia sequer, o resultado nós recebemos com alegria e satisfação, equilíbrio. Mas sabendo que isso é fruto de uma semente que plantamos e estamos colhendo.

 

JS - Há um discurso social sobre renovação política, porém na pesquisa os nomes que aparecem liderando já são políticos (caiado para governo, Marconi senado, você estadual), o único que aparece na liderança sem mandato é Zé Mário para federal. Como você avalia o discurso da renovação?

 

LISSAUER - Avalio que a população está muito atenta às ações e ao mesmo tempo a população está sabendo separar os bons dos maus políticos. Nós não temos só políticos ruins, não temos só gente ruim que mancha a imagem da classe. Nós precisamos avaliar os nomes, o trabalho que essas pessoas prestaram pra sociedade para vermos se essa pessoa realmente pode nos representar, como cidadãos. A população está atenta e o povo quer votar em quem vai dar resultado. Essa crise é um momento de reflexão, de transformação e de mudança. Essa mudança se faz através do voto consciente. O que significa é que precisamos mudar com pessoas conscientes, que não tratam a política como profissão, e sim como instrumento que ajudem a sociedade através do benefício coletivo e da representatividade efetiva e é isso que eu tenho feito. Eu vejo que é necessária uma mudança, mas uma mudança de cultura também da população, dos políticos e votar consciente. Não importa se a pessoa tem um, dois, cinco mandatos, se ela está fazendo um bom mandato, porque não deixar ela continuar trabalhando ?

 

JS - Ainda sobre a pesquisa: como você avalia as necessidades desejadas pelos entrevistados? Com esta: ordem 1º Saúde, 2º Segurança e 3º Emprego, e Educação aparecendo em 6º?

 

LISSAUER - Eu avalio que a população olha pelos problemas mais eminentes momentâneos, eu me recordo que em 2016, a principal era a segurança pública. E hoje, com os investimentos do estado, e eu quero aqui falar que trabalhei muito para isso também, nós conseguimos 50 novos policiais para as ruas, agora mais 105 que estão em treinamento. Com a mudança municipal e regional, deu uma melhorada com a sensação de segurança pública. A saúde municipal tem realmente deixado a desejar. Hoje a população cobra e reivindica uma saúde melhor. O prefeito é médico e foi um secretário de saúde que, quando o Dr. Juraci foi prefeito e deu condições para ele trabalhar, e deixo o mérito ao prefeito, nós tínhamos uma saúde boa. E ele foi eleito com várias propostas para a saúde e não temos visto esse trabalho sendo feito conforme foi o compromisso de saúde. E é por isso que a população tem reclamado. Precisa melhorar, precisa zerar as filas de cirurgias, precisamos terminar as obras do Hospital Materno Infantil, então, precisamos humanizar e melhorar a saúde de Rio Verde. Com relação à educação, eu vejo da seguinte forma, a educação de Rio Verde: o Dr. Juraci deu um salto com a educação, valorizando e melhorando as condições de trabalho para os profissionais, tornando Rio Verde como referência em Goiás. Nós precisamos de investimento e infraestrutura. Não adianta investir só em educação, é preciso investir na formação do ser humano. Se você investir em educação, lazer e cultura, no esporte, na formação dele, que vai dar um futuro melhor para o nosso país, ocupando a cabeça dos jovens, você faz um investimento à longo prazo em segurança pública, você vai ter uma sociedade mais sadia no futuro. A educação deve ser levado como prioridade, você tem que investir nas escolas e também nos profissionais e nos jovens.

 

JS - Como você avalia seu partido (PSB) aliado ao PSDB para a chapa proporcional? Você considera uma chapa "pesada"?

 

LISSAUER - Eu considero uma chapa boa. Todos os nossos candidatos conhecem o estado de Goiás e tem trabalhos prestados. Eu começo pela senadora Lúcia Vânia, que não tem um lugar do estado que ela não tenha trabalho prestado. Podemos citar as três creches que estavam paradas, o Hospital Materno Infantil e o Lago, que estavam com recursos travados e ela conseguiu. Todos os municípios têm serviços prestados. O governador Zé Eliton tem equilíbrio, diálogo, sabe ouvir as críticas, busca ações para resolver os problemas do estado, aprendeu muito, conhece o Estado e sabe as dificuldades e necessidades.  Nós vamos resolver os problemas do nosso estado com diálogo, sabendo ouvir o contraditório e não com grito. Nosso senador na chapa, Marconi, dispensa comentários, modernizou o estado, melhorou o PIB, fez programas que viraram referências nos estados, cito aqui o programa renda cidadã, a bolsa universitária, o Vapt Vupt. É um governador que tem serviço prestado, que conhece o estado. De 2014 para cá o Brasil entrou numa crise, e Goiás está muito na frente dos outros estados.

 

JS - A base tem força para reeleger Zé Eliton?

 

LISSAUER - Não só força como tem também totais condições. Ele é um candidato com propostas sérias, concretas, com equilíbrio necessário para gerir o estado. A base tem mais de 200 prefeitos e tem condição política de poder atingir todos os municípios e mostrar as propostas que tem condições de crescer a campanha dele e tenho certeza que ele se destacará e vamos ganhar essa eleição.

 

JS - O que Rio Verde e o Sudoeste pode esperar de um próximo mandato seu? Quais são suas plataformas e propostas?

 

LISSAUER - Primeira coisa que quero falar é: muito trabalho. Da mesma forma que pautei meu trabalho com muito trabalho, enfrentando os dias e o governo na GO-174, fui à manifestação, enfrentei o governo. Eu nunca abaixei a cabeça, eu sou o Sudoeste goiano, eu sou o agro. Vamos buscar as necessidades no momento, temos vários desafios aprovados para colocar em prática. Temos sequência da GO, vários desafios na nossa região e esses desafios a população pode esperar o nosso trabalho, a minha luta para defender os interesses na nossa região.

 

JS - A sua base aprovou seu primeiro mandato?

 

LISSAUER - Não tenho dúvida disso. Eu disputei a primeira eleição em 2014 sem nenhum prefeito me apoiar a não ser o de Rio Verde. Hoje, tenho 14 prefeitos me apoiando na reeleição. Hoje tenho 60 municípios me apoiando.  Isso prova que fizemos um bom mandato. Tenho plena certeza e convicção que somos apoiados pela população e pelas lideranças que nos apóiam. A resposta está aí, no primeiro lugar na região Sudoeste para deputado estadual.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: