quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Palestra apresenta outros mercados para farmacêuticos em Rio Verde

POR Jornal Somos | 17/02/2020
Palestra apresenta outros mercados para farmacêuticos em Rio Verde

Foto: Jornal Somos

N

Na manhã do último sábado (15), um evento realizado pela Instituição de Ensino Dalmass em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), trouxe para os farmacêuticos e estudantes de farmácia e áreas afins uma aula de Farmacologia Aplicada à Prática Clínica, com o farmacêutico clínico industrial, Bruce Soares Cardoso. A palestra aconteceu no auditório Kleber Reis, e durou o período matutino.

 

O evento, que aconteceu no Auditório Kleber Reis, contou com aproximadamente 25 farmacêuticos e mostrou a importância de converter a disciplina de farmacologia, que é essencialmente uma disciplina teórica, para a prática. 

“Ele [farmacêutico], precisa saber usar as ferramentas para transportar um conhecimento que muitas vezes é muito técnico e usar isso a favor do paciente, por exemplo, ajustando o medicamento que ele toma para determinada terapia, identificando reações adversas, compreendendo que determinadas combinações de medicamentos não são permitidas ou podem agravar o estado de saúde, porque esse é o grande objetivo da farmacologia aplicada, aliar a teoria com a prática clínica”, disse Bruce.

 

 

De acordo com o que foi explicado pelo farmacêutico clínico, a farmacologia é uma das disciplinas básicas para a prática clínica, e que há alguns anos o Conselho Federal de Farmácia (CFF), instituiu legislação em que permite que o farmacêutico prescreva medicamentos isentos de prescrição e também para que os profissionais possam ter também um consultório farmacêutico, como os dentistas, psicólogos e etc.

 “Ao permitir isso, o CFF colocou nas costas do farmacêutico uma responsabilidade maior de atendimento clínico, então por isso a própria legislação exige do farmacêutico, caso ele pretenda trabalhar com consultório, fazer farmácia clínica, ele tem que fazer uma pós-graduação em farmácia clínica”, explica o palestrante.

 

É importante ressaltar que, caso o farmacêutico queira trabalhar com consultório, é necessário que ele faça uma pós-graduação em farmácia clínica, como é determinado pela resolução Nº 585/2013.

 

Perguntado sobre como incentivar alguém que já está no mercado há algum tempo, voltar para a sala de aula, Bruce, apesar de reconhecer as dificuldades para quem já tem trabalho e família, ressalta a importância de uma pós-graduação, para que o profissional tenha um diferencial no mercado de trabalho. “Não é só uma pós, é não parar nunca”. Ressaltou.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: