quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Outubro é de rosas

POR Jornal Somos | 07/10/2019
Outubro é de rosas

Curta Mais (Marcos Aleotti)

O

O mês de outubro inicia com as chuvas e primavera, que começou dia 22 de setembro, mas é marcado principalmente pelo movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa. A data é comemorada anualmente com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito da doença.

 

O Outubro Rosa já é bem difundido em nossa sociedade, mas você sabe como foi o início desta ação? O movimento começou nos Estados Unidos, no ano de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen distribuiu laços rosas – que hoje são um símbolo da campanha – na primeira corrida pela cura do câncer de mama.

 

Como é perceptível, o laço rosa e a ideia de informar a população ganharam força e espaço mundo afora. Tanto que, atualmente, muitas cidades pelo mundo passaram a iluminar monumentos públicos com uma luz rosa. No Brasil, o Palácio do Planalto em Brasília, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Viaduto Latif Sebba em Goiânia, o Teatro Amazonas em Manaus e diversos outros locais imponentes já prestaram homenagem à causa.

 

 

O câncer de mama é, infelizmente, a doença mais comum entre as mulheres, correspondendo à aproximadamente 25% dos novos casos registrados a cada ano, mas isso em perspectiva mundial, porque no Brasil esse percentual chega a ser de 29%.

 

Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como a obesidade e sobrepeso após a menopausa, o sedentarismo, a exposição frequente a raios-x, mas o principal fator é a idade, uma vez que quatro a cada cinco casos deste câncer ocorrem após aos 50 anos.

 

As mulheres devem se atentar à sinais e sintomas como qualquer alteração no bico do peito, saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos, nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor – sendo esta a principal manifestação da doença –, pequenos nódulos nas axilas ou pescoço e pele da mama avermelhada, retraída ou semelhante a casca de laranja.

 

 

Quando detectado em fases iniciais, o câncer de mama pode ser tratado de forma menos agressiva e com grandes chances de cura. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia de rastreamento a cada dois anos. Entretanto, para a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o ideal seria a submissão anual ao exame de mulheres de 40 até 74 anos de idade.

 

Em sua maioria, o câncer de mama não possui uma causa específica, porém ele pode ser prevenido com hábitos saudáveis, como manter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos.

 

A conscientização do câncer de mama é de extrema importância porque pode promover a rápida identificação da doença. Havendo conhecimento prévio dos sinais, a própria mulher pode reconhecer os possíveis sintomas e detectar o câncer em seu início, facilitando o tratamento da paciente.

 

Matéria produzida pela acadêmica de Jornalismo, Ana Carolina Morais, com edição de Camilla Paes.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: