quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Não perca o benefício Bolsa Família na saúde!

POR Jornal Somos | 15/04/2019
Não perca o benefício Bolsa Família na saúde!
O

O Programa Bolsa Família na saúde precisa de atualizações do beneficiário, caso ela não seja feita, a pessoa terá o benefício bloqueado. Para essa atualização, a Prefeitura de Rio Verde juntamente com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizarão amanhã, terça feira (16) o Dia D de Acompanhamento na Saúde.

 

O Dia D acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde, no CRAS Dom Miguel, CRAS Santa Cruz e na Secretaria de Assistência Social. Os atendimentos iniciarão às 08 e vão até 17h. Devem comparecer mulheres, gestantes, crianças e todos que ainda não fizeram o acompanhamento obrigatório este ano. Todos devem levar os documentos pessoais, o número do NIS e o cartão de vacina das crianças. 

 

Para explicar melhor a importância da atualização dos dados do benefício, o Gestor do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Vanderlei Guimarães Couto cedeu ao JORNAL SOMOS uma entrevista. E ele já começou explicando como funciona o programa. “O programa Bolsa Família é para famílias de baixa renda que tenha hoje, se não tiver criança no cadastro, renda per capita de até R$89,00 e famílias com crianças de 0 à 17 anos renda per capita até R$178,00”. 

 

Segundo ele, o programa Bolsa Família possui três condicionalidades, uma é a atualização do cadastro do beneficiário a cada dois anos, outra condicionalidade: manter as crianças na escola, “crianças de 6 à 17 anos são obrigadas a estarem na escola” e a outra é a saúde, que faz com que os beneficiários passem pelo acompanhamento de acordo com a idade.

“Crianças de 0 à 2 anos são acompanhadas de dois em dois meses, crianças de 2 à 7 anos são acompanhadas de seis em seis meses, a grávida é acompanhada todos os meses, depois as mulheres de 14 à 44 anos são acompanhadas de seis em seis meses”.

 

Vanderlei comenta sobre o dia D e qual a importância dele, “esse atendimento é feito sempre, só que como têm muitas famílias que estão com o cartão atrasado, nós resolvemos fazer este dia D para atualizar esses cartões de muita gente para evitar o bloqueio do Bolsa Família”.

 

O gestor fala dos acompanhamentos e de quanto em quanto tempo os beneficiários precisarão passar. “A não ser crianças de 0 a 2 anos e as gestantes que é feito de seis em seis meses, o cadastro tem que ser atualizado a cada dois anos, ou se houver mudanças de endereços, renda ou escola, quando acontecer os beneficiários precisam atualizar os dados. A consulta da saúde é uma das condicionalidades e se caso não seja feita o benefício pode ser bloqueado” explicou.

 

Portanto o dia D é para colocar em dias, aquele beneficiário que está com o cartão desatualizado o gestor alerta. “Nós pedimos para todas as famílias que recebem o benefício que ainda não fizeram esse ano, que faça o acompanhamento amanhã para evitar o bloqueio”.

 

Com 5.659 famílias cadastradas e recebendo o Bolsa Família, Vanderlei fala sobre a quantidade de famílias já atendidas e atualizadas depois alertou para a quantidade que ainda faltam se atualizar. “Até a semana passada somente 26% já tinham sido acompanhadas esse semestre, o número está muito a baixo dentro de três meses, para os próximos três meses ainda restam 74% para atualizar”.

 

Mediante o número baixo de famílias atualizadas, Vanderlei faz um alerta à todos os outros beneficiários. “Pedimos a todas as famílias para evitarem o bloqueio do benefício, que procuram amanhã e se caso não puderem ir amanhã, na próxima semana, que vá até o posto de saúde, amanhã estaremos atendendo em todas as unidades básicas de saúde, além disso teremos uma equipe no CRAS e uma na sede do cadastro único, na secretaria de Assistência Social”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: