terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde

Mercado de telefonia móvel e TV por assinatura retrai em 1 ano

POR Jornal Somos | 02/10/2018

A média de queda dos serviços foi de 3,07%

Mercado de telefonia móvel e TV por assinatura retrai em 1 ano

Foto: Jornal Somos

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Segundo dados publicados ontem (1) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ambos os mercados de telefonia móvel e TV por assinatura apresentaram uma queda em comparação com agosto do ano passado. A queda média nos dois âmbitos foi de 3,07%, sendo menos 7,8 milhões de linhas móveis e menos 536 mil contratos de TV por assinatura.

 

Telefonia Móvel

No segmento de telefonia móvel, o Brasil registrou 234,37 milhões de linhas móveis ativas em agosto de 2018, queda de 3,22% (7,8 milhões) em comparação com agosto de 2017 e queda de 0,16% (383 mil) comparando com o levantamento realizado em julho.

 

Enquanto as linhas móveis pós pagas atingiram 94,98 milhões em agosto de 2018, crescimento de 13,50% (11,30 milhões), as pré-pagas cairam em 12,05% (19,10 milhões). O levantamento costatou que a cada 100 linhas móveis no país, 59 são pré-pagas e 41 são pós-pagas.

 

Enquanto a queda anual atingiu 3,22% em todo o Brasil, se focarmos na região goiana com o DDD 64, a queda foi de 6,26% (121.742), quase o dobro do que é visto no mercado nacional.

 

A única empresa de telefonia móvel que cresceu no período de 1 ano foi a Vivo, que aumentou a sua abrangência em 386 mil linhas móveis (0,52). Enquanto isso, todas as outras grandes preatadoras nacionais apresentaram redução: Claro, menos 1,66 milhão (-2,75%), TIM, menos 4,18 milhões (-6,93%), e Oi, menos 3,18 milhões (-7,57%).  As pequenas prestadoras apresentaram crescimento total de 838 mil linhas (+17,62%).

 

Os quatro principais grupos da telefonia móvel no país detêm 228,77 milhões de linhas em operação (97,61% do mercado). São eles, Vivo, com 74,96 milhões de linhas móveis (31,98%), Claro, com 58,80 milhões (25,09%), TIM, com 56,17 milhões (23,97%), e Oi com 38,84 milhões (16,57%). As pequenas prestadoras da telefonia móvel juntas somam 5,60 milhões de linhas (2,39%).

 

TV por assinatura

O Brasil registrou 17,79 milhões de contratos ativos do serviço de TV por Assinatura no mês de agosto de 2018, diminuição de 2,93% (536 mil) em comparação com o mesmo mês do ano passado. Na variação entre agosto e julho de 2018, a redução foi de 0,21% (37 mil assinaturas).

 

Os quatro maiores grupos de TV por Assinatura no Brasil detinham 17,29 milhões de contratos ativos (97,17% do mercado) em agosto de 2018. São eles: a Claro, com 8,89 milhões (49,98%), a Sky, com 5,21 milhões (29,30%), a Vivo, com 1,61 milhão (9,05%), e a Oi, com 1,57 milhão (8,84%). As pequenas prestadoras da TV por assinatura totalizam 503 mil assinantes (2,83%).

 

Das grandes prestadoras de TV por Assinatura no país, apenas a Oi apresentou crescimento, mais 126 mil contratos (+8,70%) nos últimos 12 meses, a Vivo, menos 25 mil (-1,56%), a SKY, menos 146 mil (-2,73%), e a Claro, menos 402 mil (-4,32%).  As pequenas prestadoras de TV por Assinatura tiveram redução de 89 mil contratos (-15,00%).

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