quarta-feira, 24 de abril de 2024

Hospital do Câncer promove campanhas de prevenção contra câncer durante o mês de julho

POR Jornal Somos | 13/07/2018

O foco é a prevenção do câncer de boca e colo uterino

Hospital do Câncer promove campanhas de prevenção contra câncer durante o mês de julho

Foto: Jornal Somos

C

Começará nessa segunda-feira, 16, uma nova fase nas campanhas do Hospital do Câncer de Rio Verde. A campanha "Julho Vermelho" iniciará oficialmente com um trailer em frente ao hospital filantrópico,  disponibilizando 40 vagas por dia para a consulta e coleta de material para o diagnóstico de alguma incidência com origem cancerígena, especificamente na boca. Também haverá um prolongamento do março lilás, que tem foco na prevenção do Câncer de Colo de Útero, com 30 vagas por dia para a coleta do diagnóstico com as mulheres. Conversamos com Iara Alonso, a gestora do hospital sobre esses assuntos e também sobre o estande montado na Expo Rio Verde.

 

JS: Quando será dado o pontapé inicial na campanha?

 

Iara: Na segunda-feira (16) começa a campanha em parceria com a Prefeitura. Disponibilizaremos um trailer, que ficará na porta do hospital, funcionando na parte da prevenção do câncer de boca. Serão quarenta vagas por dia, das 7h às 13h.

 

JS: Essa campanha acontecerá durante todo o mês?

 

Iara: Não, será do dia 16 até o dia 29 de julho, apenas de segunda a sexta. Em paralelo, reforçaremos a campanha do Março Lilás, que é a prevenção do câncer do colo de útero. Estão ocorrendo muitos casos, então vamos aproveitar a campanha atual para fazer um chamado para a comunidade. Durante o trabalho de prevenção também estaremos colhendo preventivos lá no hospital, com a disponibilização de 30 vagas/dia.

 

 

JS: Vocês montaram o estande e em vários pontos do parque é possível encontrar placas com lembretes das campanhas. Como é o apoio da gestão do Sindicato Rural em relação ao Hospital do Câncer, financeiramente e na divulgação?

 

  • Iara: O apoio é enorme. Eles abrem o espaço gratuitamente para nós, nos dando a oportunidade de trazer a comunidade para perto do hospital. O HC é da comunidade, é filantrópico e não-governamental, tendo como o dono a própria comunidade, sendo gerido por ela e para ela. De tudo o que fazemos lá, 93% é financiado pelo SUS, com custo zero para os pacientes. As campanhas são todas gratuitas e o que a gente busca aqui são pessoas que nos ajudem mensalmente, especificamente doadores. Temos duas buscas hoje: os doadores mensais, que podem contribuir a partir de R$10/mês e os doadores de cotas de UTI, que nos ajudarão na construção delas, o que mais desejamos no momento, porque a construção é muito cara, então dividimos o valor total em 50 cotas de 45 mil. Nós já temos 10 cotas, mas ainda estamos buscando doadores para as outras quarenta, já que não podemos ter ajuda do governo com obras, só poderemos ter ajuda com aparelhos, para as obras precisamos recorrer à comunidade.

 

JS: Há quantos anos vocês participam da feira? E tem um bom resultado?

 

  • Iara: É o terceiro ano que participamos e em todos eles tivemos um resultado muito bom, esperamos continuar assim.

 

Para quem quiser conhecer, o estande do HC está localizado na rua da entrada principal do parque e no site do hospital é possível conhecer mais sobre o trabalho da instituição.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: