quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Governo de Goiás amplia testagem em instituições para idosos em parceria privada

POR | 03/07/2020
Governo de Goiás amplia testagem em instituições para idosos em parceria privada

Divulgação

O

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e em parceria com uma instituição financeira do Brasil, fará a testagem para identificar se há contaminação por Covid-19 em idosos e servidores de 27 Instituições de Longa Permanência de Idoso, em seis municípios do Estado.

 

A ação foi iniciada ontem, quinta feira (02/07), em Anápolis, onde uma equipe aplicou os testes aos moradores e funcionários do Abrigo Evangélico Jesus Cristo é o Senhor. A previsão é que todo o trabalho seja concluído em 60 dias e, conforme o andamento, poderá ser estendido por mais 30.

 

Em princípio, a parceria previa beneficiar 19 instituições de longa permanência, em cinco municípios – Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia e Rio Verde. Isso porque para se enquadrarem na parceria, as unidades tinham de estar cadastradas no Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e pertencerem a municípios com população acima de 200 mil habitantes. Porém, em conversa com a direção do projeto, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, conseguiu incluir a cidade de Santa Helena de Goiás.

 

“Graças à sensibilidade da equipe do Itaú, que nos atendeu, todas as instituições dos cinco primeiros municípios serão beneficiadas com esse projeto de proteção aos idosos. Conseguimos ainda adicionar o município de Santa Helena”, explica a secretária Lúcia Vânia.

 

A parceria já vinha sendo promovida pela Seds e a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Nos municípios de Inhumas e Jaupaci, já foram realizados os testes rápidos para a pesquisa Investigação Soroepidemiológica de Infecção pela Covid-19 em moradores e funcionários Ilpis, que obtiveram “resultados satisfatórios no controle da contaminação e disseminação da Covid-19 entre os residentes e profissionais”, aponta o relatório da Coordenação de Monitoramento e Fiscalização de Serviços de Interesse da Saúde. Agora será ampliada.

 

Neste projeto em parceria, o banco envolvido também garantirá às instituições participantes o acompanhamento com a capacitação das equipes, distribuição de material educativo, equipamentos de proteção individual e protocolos de isolamento conforme caso positivo seja registrados em algum desses locais.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: