sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

Goiás deve se consolidar como segundo maior produtor de cana

POR Jornal Somos | 01/08/2019
Goiás deve se consolidar como segundo maior produtor de cana
E

Este ano os produtores de cana-de-açúcar esperam uma safra melhor que a anterior. A expectativa também é positiva entre as usinas de cana-de-açúcar do estado de Goiás. A boa perspectiva na colheita é confirmada nos dados divulgados em maio pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do 1º levantamento da safra de cana-de-açúcar relativo à 2019/2020.

 

A Conab calcula que o Goiás vai alcançar a colheita total de 73 milhões de toneladas, com um incremento de 4,3% comparado à safra anterior. “Sem nenhuma dúvida, Goiás deve bater mais um recorde no cultivo de cana-de-açúcar, pois temos um clima tropical favorável, o surgimento de cultivares mais produtivas, o investimento em mecanização e terras mais baratas em comparação aos estados de São Paulo e Paraná”, esclarece o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves.

 

Para o presidente executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás e Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), André Rocha, as estimativas devem ser alcançadas. “Não será difícil para Goiás atingir as marcas de produção esperada, o setor deve crescer ou atingir o nível da colheita da última safra que já é um recorde”, comenta.

 

Já para o assessor técnico da CNA, Rogério Avellar, a produtividade de Goiás aumenta por conta da facilidade do goiano em utilizar a tecnologia para mecanização do plantio. “Goiás não tem tradição na colheita manual e muito menos utiliza da queima da cana. O comportamento advém de o fato do homem do campo estar acostumado com os benefícios da tecnologia e mecanização da colheita”, acrescenta.

 

Por conta da tecnologia e mecanização na safra da cana-de-açúcar, só neste ano, segundo a Conab, a expectativa é de que o estado consiga plantar 950 mil hectares, correspondendo por quase 12% da produção nacional de cana-de-açúcar, abastecendo 17% da produção de etanol e 6% da produção de açúcar.

 

Desde o ano passado, o etanol é o responsável por impulsionar as vendas de todo setor de cana-de-açúcar. Inclusive, a comercialização teve um salto de 48,4% em Goiás, superando as vendas em todo País, que chegou em 42,1%, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, as distribuidoras bateram recorde com a venda de, aproximadamente, 1,517 bilhão de litros do etanol hidratado em 2018, diante de 1,022 bilhão de litros em 2017, segundo informa os dados da ANP.

 

Com os bons números, demonstrados ainda no 1º levantamento da safra de cana-de-açúcar relativo à safra 2019/2020, o Estado de Goiás aumenta, ao logo de cada ano, a produção de cana-de-açúcar, conseguindo se consolidar como segundo maior produtor de cana desde 2012, ficando atrás apenas de São Paulo. “A minha única preocupação, no momento, são as chuvas que aconteceram no estado, conseguindo atrasar a safra. Então, o momento merece cautela do produtor rural em todo processo do plantio”, aconselha o presidente do Sifaeg e Sifaçúcar, André Rocha.

 

Além do levantamento organizado pelo Conab, que avalia a expectativa do setor canavieiro por meio de dados da safra do ano passado, documentos do Ifag mostram que a produção de cana-de-açúcar somou cerca de R$ 5,5 bilhões de valor bruto na colheita de 2017/2018 em Goiás, representando cerca de 13,7% do valor de toda produção do agro no Estado.

 

Já em nível nacional, o crescimento e a expectativa do setor canavieiro não são positivos como no Estado de Goiás. Conforme a Conab, a produção de cana-de-açúcar no Brasil terá uma redução de quase 1% em relação à safra anterior. Este ano, o país deverá alcançar apenas 616 milhões de toneladas, enquanto no ano passado foi de 620,4 milhões de toneladas.

 

A produção nacional de etanol também será afetada, de acordo com o 1º levantamento da safra de cana-de-açúcar relativo à safra 2019/2020. A produção total de etanol, em todo País, está prevista para 30,3 bilhões de litros, uma diminuição de 4,2% em relação à colheita passada que chegou em 33,1 bilhões. Em meio à diminuição na safra nacional deste ano, a produção de açúcar deve voltar aumentar e atingir 31,8 milhões de toneladas, um crescimento que representa 9,5%.

 

Para o analista técnico do Ifag, este cenário nacional do país pode ser uma oportunidade para o Estado receber investimento, principalmente após se consolidar como segundo produtor de cana do país.

 

De olho nessa expansão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) disponibiliza o curso presencial de Especialização em Gestão da Produção de Cana-de-Açúcar, com duração de 300 horas semanais, na sede da Faeg, em Goiânia. A responsável pelo Departamento Técnico do Senar Goiás, Mara Lopes de Araújo Lima, conta que o curso é uma demanda antiga do setor agro. O curso está previsto para ter início no mês de agosto deste ano.

 

Os interessados em fazer o curso de Especialização em Gestão da Produção de Cana-de-Açúcar devem acessar o edital no Portal do Senar Goiás e realizar a inscrição acesse o Edital aqui e se inscreva  aqui.

 

 

Leia mais:

 

Inscrições para novo curso do Senar vão até próxima quinta-feira

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: