quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Falso boletim epidemiológico pode ser enquadrado como terrorismo

POR | 18/03/2020
Falso boletim epidemiológico pode ser enquadrado como terrorismo

Jornal Somos

A

A prefeitura de Rio Verde registrou ontem, terça-feira (17) na Polícia Civil (PC), um Boletim de Ocorrência para abrir investigação quanto a autoria de um falso comunicado de nota pública da prefeitura municipal que passou a circular nas redes sociais durante a tarde de ontem.

 

No documento, que inclusive contava com falsificação da logomarcada da prefeitura e de assinaturas do Diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Vieira Campos, e do médico infectologista, Plínio Torres Braga Netto, era informado que o município havia atingido 24 infectados pelo novo Coronavírus e que 273 pessoas estavam sendo monitoradas, sendo que na verdade são apenas 3 casos confirmados e 41 monitorados. Leia aqui.

 

 

De acordo com o delegado regional Carlos Roberto, tanto a pessoa que criou a falsa nota, quanto quem a replicou sabendo ser uma informação mentirosa, poderão ser responsabilizados criminalmente pelos crimes de falsificação de documento público e veiculação de documento falso, ambos com pena prevista de reclusão entre 2 e 6 anos, além de multa, cabendo ainda, prisão preventiva. O delegado disse também que a PC analisa a possibilidade de enquadrar o caso como crime de terrorismo, que prevê pena de 12 a 30 anos de reclusão.

 

A prefeitura se pronunciou afirmando que o autor da falsificação tem como único objetivo, causar o pânico da população e a desinformação neste momento tão sério e delicado. Leia aqui.

 

A polícia orienta a todos, que antes de replicar qualquer informação, principalmente de órgãos públicos, que se verifique a veracidade da informação, tendo em vista que todos são responsáveis pelas informações que estão replicando, e em caso de dúvida, não repassar a informação adiante.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: