sexta-feira, 26 de abril de 2024

Exclusiva com Prefeito de Rio Verde: Paulo fala sobre pessoalidades, política e gestão

POR | 18/06/2018

Para o lançamento do JORNAL SOMOS, o prefeito de Rio Verde, Paulo Faria do Vale, recebeu a editora chefe e jornalista Camilla Paes Leme.

Exclusiva com Prefeito de Rio Verde: Paulo fala sobre pessoalidades, política e gestão
  1. EJ: Quando Rio Verde virou a cidade de seu coração?

PAULO: A primeira vez que tomei conhecimento de Rio Verde eu era muito menino. Meu pai falava que Rio Verde era muito promissora e inclusive teve uma cerealista aqui nas décadas de 60 e 70. Eu vinha passar férias aqui e me mudei para a cidade em 1987. Logo conheci minha esposa, criamos nossos filhos e tive a oportunidade de exercer a minha profissão de médico. Então meu sentimento de gratidão por Rio Verde é muito grande.

 

  1. EJ: A medicina ainda é parte direta de sua vida e projetos?

PAULO: A gente nunca deixa de ser médico. A medicina sempre vai fazer parte da minha vida, embora eu não pretenda mais voltar a fazer consultas e tudo mais. A medicina é uma profissão muito nobre e que talvez seja a mais gratificante de todas, pois lida com a vida das pessoas. Eu diria que a experiência como médico me trouxe uma visão mais humana e me ajuda a compreender melhor as pessoas. Eu tive o privilégio de conviver com grandes mestres da medicina em Rio Verde, como o saudoso Dr Gordon e vários outros.

 

  1. EJ: Você também é produtor rural como muitos da população rio-verdense e região, acredita que essa seja uma causa forte em seu apoio direto às áreas de agricultura e pecuária do município?

PAULO: Sem sombra de dúvidas. Rio Verde hoje é a capital nacional do agronegócio. É uma vocação inegável do nosso povo. Desde o começo da gestão estamos investindo bastante nessa área, seja garantindo a qualidade das estradas vicinais ou com as ações do Rio Verde Mais Segura, que tem combatido com muita força a criminalidade na zona rural. Contamos com um aliado de muito peso nesta área que é o senador Ronaldo Caiado, que tem uma expressão nacional e nos ajuda a viabilizar o desenvolvimento do agronegócio como um todo. Quando se fala em agronegócio, muita gente pensa nos grandes produtores. Eles são importantes, claro, mas o apoio à agricultura familiar é fundamental. Hoje fornecemos um leque muito amplo de serviços aos pequenos e médios produtores, que estão gerando renda e empregos em toda a região a partir de Rio Verde.

 

  1. EJ: De suas propostas de candidatura muita coisa já foi iniciada. O que ainda podemos esperar quanto à finalização e criação de novos planos?

PAULO: Nós trabalhamos muito duro para retomar obras importantíssimas e que estavam paradas há muitos anos, como as creches, que estão prestes a ser entregues para a população, assim como a construção de novas creches e de novas escolas. Também estamos trabalhando para concluir o Hospital Materno Infantil, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no Residencial Paineiras, que vai contemplar esgrima, ginástica artística, judô, salto em distância, além de boxe, taekwondo, vôlei de areia e várias outras modalidades. Vamos recapear a Presidente Vargas de trevo a trevo, algo que só foi visto pela última vez em 1999 pelo governo estadual. Vamos entregar uma nova Presidente Vargas, uma obra feita para durar mais 40 anos, com segurança para o pedestre, paisagismo,enfim, algo realmente moderno. A primeira etapa da Avenida Presidente Vargas já será entregue no aniversário da cidade. Mas vejo que um governo não pode ser avaliado somente pelas obras físicas. O sentimento da população é muito importante, o cidadão perceber que a sua vida melhorou, e acima de tudo que ele é respeitado. Hoje a Prefeitura presta contas de cada centavo que arrecada e de como gasta esse dinheiro.

 

  1. EJ: A greve dos caminhoneiros foi pautada inicialmente por pedidos sociais e ganhou apoio popular. No entanto se perdeu nas reivindicações e consequentemente o apoio. Rio Verde foi uma das cidades de destaque nessa greve, quais as consequências para o município?

PAULO: O noticiário tem mostrado que, infelizmente, muitas prefeituras brasileiras, inclusive em Goiás, vão atrasar a folha dos servidores por causa do impacto da greve. Todos sentiram o impacto. Em Rio Verde, conseguimos absorver esse impacto sem prejudicar a prestação dos serviços públicos. Pelo contrário, enquanto conversamos aqui, existem 5 frentes de trabalho recapeando a cidade, construção de galerias pluviais em vários bairros, obras estruturais. A Educação tem recebido investido recursos pesados na ampliação da rede e na qualidade das nossas escolas.

 

  1. EJ: Em Goiás as pesquisas apontam Caiado como favorito ao governo, você declarou apoio a ele apesar de ter um candidato do seu partido como pré candidato, porque?

PAULO: DEM e MDB tiveram uma aliança de muitos frutos em 2016 e Rio Verde é a maior prova disso. Nada mais natural do que esperar que essa união se frutificasse ainda mais em 2018, representando uma alternativa séria em relação ao grupo que está há 20 anos no poder em Goiás. Nosso foco sempre foi a união das oposições porque sabemos estar enfrentando adversários poderosos. Agora, a liderança de Caiado nas pesquisas é um retrato claro do sentimento do goiano com a política. O cidadão quer mudança e enxerga em Caiado a figura mais ética e preparada hoje para iniciar um novo ciclo de desenvolvimento.

 

  1. EJ: O projeto Arraial das Abóboras voltou a ter atenção em sua gestão e este ano com muitos elogios. O que pode-se esperar para 2018?

PAULO: A historia do Arraial das Abóboras remota desde o final do século XIX quando o exército brasileiro a caminho do Paraguai, faminto, chegou aqui na região de Rio Verde. Há muitos dias na estrada a pé, a cavalo, e com muita fome, chegaram às margens do Ribeirão, que depois virou Ribeirão Abóbora, e saciou a fome desses soldados. E ficou imortalizado depois na obra de Visconde Tomé quando ele escreve sobre essa passagem do exército brasileiro por Rio Verde. Então é um símbolo. E eu tinha um compromisso de resgatar esse símbolo, dentro da cultura de Rio Verde. O país, o povo que não tem seu símbolo, ele não tem sua história. Então, nós temos uma história muito bonita e que nós estamos resgatando hoje. Ano passado nós reiniciamos o Arraial e eu falei que no próximo ano, que seria em 2018, eu traria uma novidade. Todo mundo ficou perguntando qual seria a novidade, e a novidade enfim começou que é a decoração da cidade com estas abóboras gigantes, trazendo essa cultura para toda a comunidade de Rio Verde, para o estado de Goiás, e também para o Brasil. Então vai ser nosso símbolo. Chamei o secretario ano passado e falei vamos agora é produzir essas abóboras. E fomos atrás, descobrimos essas sementes próprias para fazer essa abóbora que é artesanal e decorativa, sendo assim, não é comestível, nem pra ração animal. Nós não compramos nenhuma abóbora, todas são produzidas pela secretaria de Agricultura. E vamos decorar toda a cidade. Nós produzimos mais de 1.500 abóboras e nós vamos decorar a cidade em 54 pontos, sendo 09 ambientes montados propícios para fazer fotografias, e também decorar várias empresas locais, órgãos públicos, como a prefeitura, o fórum, várias secretarias. Tudo para despertar na população aquele sentimento de que: “Eu sou abobrense com muito orgulho”. É importante a gente despertar na população esse zelo e esse amor que nós temos pela nossa cidade de Rio Verde. Ainda temos a festa nos dias 22 e 23 de junho que é o Arraial que este ano ainda vai acontecer ali no Buriti Shopping, mas o ano que vem vamos transferir lá para região Norte, porque o espaço ali já está ficando pequeno, culmina com o final da festa, a festa inicia mesmo. Hoje, segunda feira, dia 18/06, nós teremos vários restaurantes da cidade, no total de 16, trazendo os sabores de Rio Verde, servindo várias pratos a base de abóbora. Nestes estamos mostrando a culinária dentro do Arraial. E ainda vamos fazer duas feiras de artesanato também em alusão às abóboras, uma na região norte e outra na região sul. E nós vamos fazer um concurso cultural envolvendo todos os alunos da rede municipal de ensino e das escolas particulares, esse concurso é para o melhor desenho do símbolo que é a abobrinha. Então a garotada que tá aí, que está nos ouvindo, aos pais para incentivar os meninos e meninas a participarem com muita criatividade, e os três melhores serão premiados, com computador, Tablet, e bicicleta.

 

  1. EJ: E quanto ao Projeto Prefeitura Trabalhando, o que ainda podemos esperar?

PAULO: Iniciou a primeira etapa no bairro São Tomaz I, e a segunda etapa que devemos iniciar nos próximos vinte dias que será no bairro São Tomaz II. No dia 14/06, iniciou na Vila Maria, com toda a equipe da secretaria de Obras, secretaria de Ação Urbana, secretaria de Saúde, secretaria de Educação, enfim, todo o trabalho de higienização e recapeamento, iluminação, dengue, e o CataTreco. Você mantem a sua cidade limpa, é você gostar da sua cidade, é manter o zelo pela sua cidade. Então já estamos na Vila Maria, São Tomaz I e II, e dia 18/06, segunda feira, foi iniciado o recapeamento da Avenida Presidente Vargas. A primeira etapa será do trevo da saída para BR-452 até a esquina com a Avenida João Belo. O serviço que foi feito até agora foi de retirar aquele asfalto já detonado e tratar o subleito, então foi como um tapa buraco, mas um tapa buraco rodoviário incluindo o uso da máquina frisadora, e com esse trabalho, colocando agora o recapeamento por cima, teremos um asfalto para 30, 40 anos. E em sequência vamos trocar a iluminação, para colocar a iluminação de LED, que trará mais luminosidade e economia de energia. Vai tornar a cidade mais clara, o que também é importante para a segurança e para a fluidez do trânsito, além da sinalização vertical e horizontal, com os sinaleiros com temporizador e faixas azuis e branco. Até terminarmos toda a Presidente. Mas até o cinco de agosto estaremos inaugurando essa primeira etapa da Avenida.

 

COMPARTILHE: