sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

"Estamos tentando trazer eventos para a cidade e também para incentivar o atleta"

POR Jornal Somos | 16/08/2018

Fernando Pazotti, secretario de esporte, em entrevista exclusiva, conta um pouco sobre todas as competições

Foto: Jornal Somos

O

O que é o Projeto Mão na Bola?
É um evento de basquete, handebol e vôleo, no módulo esportivo. É um campeonato muito esperado, a organização dos eventos do nosso calendário é do nível de competições estaduais. A expectativa é grande, receberemos equipe do mato grosso do sul, mato grosso, brasília, goiânia. É um projeto municipal que acontece há um tempo, bom, que deu certo e não tem custo para o atleta. Esse final de semana começaremos com o basquete, e depois passaremos para as outras modalidades, nós temos times muito bons, como por exemplo, Rio Verde é referência nas competições de handebol.

 

Como você justifica Rio Verde ter poucas representações nas finais dos jogos abertos?
Na verdade, nos Jogos Abertos, eu fui voto vencido. Eu não decido sozinho, procuro os coordenadores e a gente discute. Por mim nós não deveríamos ter participado, porque, esse ano, é só politicagem. E o esporte não dá certo com isso. Você tem que fazer o negócio pensando no esporte, e não na política. Tanto que Rio Verde, nós temos consciência que temos que melhorar as praças de esporte, mas, nós oferecemos plenas condições de sediar uma etapa regional dos jogos abertos, não só de estrutura mas de pessoal, mas, quando você fala para decidir as regiões, eles já vetam Rio Verde. Mas, muitos atletas pediram e nós demos condições para equipes da cidade, que tem rendimento, demos condições para eles irem, mas, não houve investimento suficiente para classificar todas as nossas equipes para uma final.

 

Esse final de semana acontecerão alguns eventos da Secretaria. Uma delas é a etapa do campeonato goiano de Kart. Quais são as expectativas?
Faz tempo que Rio Verde não sedia um evento de Kart, nós nos reunimos com o presidente da associação, e no mês de agosto, pelo aniversário de Rio Verde, trouxemos a etapa do campeonato goiano. Virá muita gente de fora, alguns pilotos de fora, mais ou menos 80 e até alguns que não são federados. E isso é bom porque movimenta a cidade, começa amanhã (17) e finaliza sábado (18). A expectativa é alta.

 

Existe algum investimento na cidade para os competidores?
A gestão do esporte trabalha com orçamento limitado, nos dá condição de fazer um trabalho excelente, principalmente nas bases do esporte, na iniciação esportiva, dar oportunidade para nossos jovens, mas para investimento em melhorias, aí é a associação dos competidores que nos ajuda e corre atrás de recursos para investir.

 

Paralelamente, haverá uma etapa do motocross. Como será o evento?
Também é um evento importante, outra etapa do goiano. É uma parceria da prefeitura através da secretaria de esporte com a Trilha do Cerrado, associação do motocross de modalidade cross country Rio Verde, e também a expectativa é receber muitos atletas de fora. São 10 categorias, desde criança, feminino.

 

E o basquete de cadeira de rodas?
A prefeitura dá apoio pra isso também, é um projeto em conjunto com a ADEFIRV. Inclusive nós temos uma atleta que representa a seleção brasileira, a Naurélia, e é motivo de muito orgulho para nós ter alguém da nossa cidade que é atleta de destaque, levando o nome de Rio Verde longe. É uma etapa estadual que acontecerá no Dona Gercina, no sábado e domingo.

 

Todos os eventos são gratuitos?
Todos os eventos são gratuitos. Nós estamos buscando, com isso, trazer eventos para cidade, para incentivar o atleta e também levar lazer para a população.

 

Algum projeto novo vindo por aí?
Nós temos um projeto de lazer, implatado há 60 dias, que é o "Pedala, Rio Verde". Ele acontece todo domingo de manhã, na Avenida Paulo Roberto. Nós interditamos 1,8 km, do Espelho D'Água até a Avenia Presidente Vargas, para a população fazer caminhada, andar de patins, skate, pedalar, correr e também para o pai levar o filho para aprender a pedalar, por exemplo. A secretaria de saude também nos apoia, sempre tem uma enfermeira, uma equipe com algum profissional da saúde e um orientador físico. Esse evento acontece todos os domingos, das 7h até meio dia.

 

Clique aqui para saber horário e dias dos jogos do campeonato Mão na Bola.

 O Campeonato Goiano de Kart acontece nos dias 17 e 18, das 7h às 15h. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: