quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Espécies de mudas frutíferas são apreendidas em fiscalização da Agrodefesa

POR Jornal Somos | 27/01/2020
Espécies de mudas frutíferas são apreendidas em fiscalização da Agrodefesa

Defesa Agropecuária de Goiás

C

Cerca de 1.200 mudas de espécies frutíferas foram apreendidas por fiscais estaduais agropecuários da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O trabalho dos fiscais foi realizado nas cidades de Rio Verde, Mineiros e Goiânia, onde foram flagrados e abordados cinco caminhões em diferentes pontos de vendas, comercializando espécies como citros, uva, coco, goiaba, cajá, jabuticaba e helicônias ornamentais (família da banana).

 

Desde 2011, é proibido em Goiás, este comércio ambulante de mudas de espécies frutíferas em caminhões, caminhonetes e até mesmo veículos de passeio, conforme estabelecido na Instrução Normativa nº 4/2011 da Agrodefesa, além de outras determinações legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

 

Entretanto, pessoas insistem nesta prática que pode representar sérios riscos fitossanitários aos pomares comerciais de Goiás. Inclusive, em mudas de citros que foram apreendidas em Mineiros, há a suspeita de sintomas de cancro cítrico, que poderá ser confirmado após análises em amostras enviadas à um laboratorial em Goiânia.

 

Comércio Legal

A legislação estadual define que a comercialização de mudas ou sementes só pode ser feita por produtor, reembalador ou comerciante inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), e, ainda assim, no respectivo endereço informado no requerimento de inscrição no Mapa. Dessa forma, sementes e mudas apreendidas pela fiscalização em situação de comércio ambulante são sumariamente destruídas, não cabendo aos infratores qualquer indenização, conforme o artigo 3º da IN nº 4/2011.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: