quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Escolas estaduais de Goiás aderem a aulas a distância

POR | 24/03/2020
Escolas estaduais de Goiás aderem a aulas a distância

Assessoria Seduc

A

A partir desta semana já iniciaram as aulas à distância na rede estadual de ensino de Goiás. Segundo a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, 97% das escolas estaduais de Goiás aderiram as aulas a distância. Isso para que o ano letivo consiga cumprir os 200 dias letivos e os alunos não percam ensino e aprendizado.

 

Tudo só foi possível após a aprovação na semana passada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) do Estado deste regime de aulas como alternativa para o ano letivo diante da pandemia do novo coronavírus. As aulas começaram a valer ontem, segunda feira (23). Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), todas as escolas da zona rural estão inclusas.

 

Para orientar a elaboração do plano de ação das unidades, as superintendências da secretaria realizaram, na última quarta-feira, webconferências com os coordenadores regionais e gestores para dialogar sobre a produção de materiais e o planejamento das atividades a serem realizadas pelos alunos. Coube aos gestores, coordenadores pedagógicos e ao corpo docente a elaboração do material de trabalho, bem como a definição do melhor meio para disponibilização dos conteúdos.

 

A maioria das escolas, cumprindo as determinações do CEE, optou pela disponibilização de videoaulas e conteúdos em plataformas virtuais e redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp. Para atender a todos os alunos, foram afixados na porta dos colégios o cronograma de aulas definido, e as listas de atividade a serem realizadas ao longo das aulas não presenciais.

 

Execução do plano

Assim que foi anunciado, o regime de aulas não presenciais contou com a ampla participação dos estudantes. Na sexta-feira (20/03), professores e alunos utilizaram as redes sociais para compartilhar a execução das atividades propostas. O objetivo é manter registradas todas as atividades realizadas, já que as avaliações do conteúdo ministrado só serão realizadas após o retorno das aulas presenciais.

 

Exceções

Para as escolas que estão impossibilitadas de implementar a regime de aulas não presenciais, ficou determinada a apresentação ao CEE ou ao respectivo Conselho Municipal de Educação do calendário com a proposta de reposição das aulas referentes ao período de suspensão das aulas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: