quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Entrevista Cláudio (SEBRAE)

POR | 02/07/2018

O economista e gerente do Sebrae, Cláudio Laval, explica os cuidados quanto a crises financeiras e atualidades.

Entrevista Cláudio (SEBRAE)

Jornal Somos

S

Sua formação em economia foi o que levou ao cargo atual, gerente regional do Sebrae - Unidade Rio Verde, porém antes mesmo disso, é uma paixão. Foi fácil perceber isso enquanto Cláudio Laval conversava com o JORNAL SOMOS em sua sede.

JS: Apesar de termos superado a crise, ainda vemos muita instabilidade em alguns setores, como podemos ver nos 12 reajustes no preço dos combustíveis nos últimos 30 dias. A que se deve isso e por que mesmo com uma economia estável, estamos suscetíveis a esses acontecimentos?

CLÁUDIO: A Petrobrás está seguindo com a política de preços estabelecida de mercado internacional. Percebe-se que com o aumento dos preços da gasolina, dado seu volume de comercialização, o incremento tributário aos cofres públicos deve igualar ou ultrapassar o montante necessário para pagar o acordo de manter o desconto na bomba do diesel. Enquanto isso o tempo passa e o atual Governo se mantém sem cortes nos gastos administrativos, dos cargos comissionados, moeda de troca no congresso, problema estrutural.

 

JS: Recentemente, o senado aprovou um projeto que permite a comercialização direta de etanol entre os postos e produtores de combustível, sendo encaminhada para a câmara dos deputados. Se aprovada, é possível que isso suavize o impacto do preço de combustíveis no bolso do consumidor?

CLÁUDIO: O etanol tem de passar nas instalações da Petrobrás por motivos técnicos e/ou de controle, o que encarece o produto na bomba pela questão do custo de transporte. É fato que se esta lei seja sancionada poderemos reduzir o custo do produto nas bombas, mas será necessária maior fiscalização para manter a qualidade do etanol. Será que os donos de postos estão preparados para assumir esta operação?

 

EJ: Rio Verde é um dos maiores produtores de soja e a alta produção gerou vários empregos temporários. Você acredita que o setor agrícola foi a alavanca que retirou a nossa cidade da crise?

CLÁUDIO: Sim, Rio Verde é o coração do agronegócio, foi aqui que se estabeleceu a agroindústria nacional, especialização da produção, assim como o norte com a mineração, o nordeste com a mão de obra, o sudeste com a indústria e sul com o centro-oeste alimentos. Rio Verde cresceu muito com a agroindústria e é chegada a hora de um salto de qualidade, serão necessárias reformas para que os serviços públicos acompanhem nosso progresso.

 

EJ: Quais são as suas expectativas e previsões pro futuro da economia goiana?

CLÁUDIO: Os números do centro-oeste são sempre positivos acima da média, exportamos commodities mas dependemos das rodovias para o escoamento da produção. Somos uma frente de desenvolvimento nacional, no eixo Brasília-Anápolis-Goiânia-São Paulo,e com a efetivação da Norte-Sul teremos um desenvolvimento importante.

 

EJ: Estamos na época das exposições agropecuárias, que servem como base para os novos produtores. Quais são as suas dicas para eles?

CLÁUDIO: Além da festa, é importante buscar informações do mercado, preço de venda dos produtos e reposição dos insumos. Novas parcerias e equipamentos, cooperativismo e tendências de mercado são o foco dos produtores nesta época. O Sebrae é parceiro do Sindicato Rural e teremos eventos paralelos para os jovens empreendedores do meio rural.

 

EJ: No âmbito político, você acredita que Rio Verde está bem estruturado?

CLÁUDIO: Sim, a atual administração está indo bem, a prefeitura não tem problemas financeiros e a estrutura administrativa é boa. Relembrando a questão das reformas, no caso, uma administrativa que amplie os quadros da prefeitura e descentralize para melhor agilidade e efetividade. Rio Verde deve ser, de fato, o polo regional, compartilhando com seus municípios vizinhos de uma estrutura de primeira, com Hospitais, Aeroporto, Plataforma Modal, Distritos industriais, rodovias e ferrovia para escoamento da produção. Temos de melhorar a cultura do cooperativismo municipal, juntar forças políticas e concentrar investimentos conjuntamente.

 

EJ: Finalizando, o SEBRAE recentemente abriu novos cursos, visando dar embasamento para os empreendedores rio-verdenses. Existe algum novo curso que você possa nos contar que vai abrir por aqui?

CLÁUDIO: Temos mais de 70 Cursos online gratuitos, com emissão de Certificado que podem ser realizados na sua casa, seu emprego ou no meio rural, todos com o mesmo conteúdo dos cursos presenciais ajustados para o meio da internet. Atuamos nas áreas de Finanças, Inovação, Vendas, Pessoas, planejamento e muito mais. Temos também consultorias de intervenção onde nossos consultores vão até sua empresa para elaborar junto de você as ferramentas de controle e gestão necessárias a sua competitividade no mercado. Para mais informações, ligue para o SEBRAE 0800 570 0800.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: