quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Entidades realizaram reunião sobre a má distribuição de energia de Rio Verde

POR Jornal Somos | 19/11/2019
Entidades realizaram reunião sobre a má distribuição de energia de Rio Verde

Arquivo Pessoal

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O primeiro secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde, Luciano Ribeiro, participou na manhã de hoje (19), de reunião com entidades e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Na reunião foi discutida a questão da má distribuição de energia na cidade.

 

Devido aos grandes prejuízos causados pela falta de energia em Rio Verde, as entidades resolveram se unir e criar um plano de ação para reivindicar a melhoria dos serviços prestados, e também conscientizar a população de que é necessário fazer as devidas reclamações diante do Procon, para que medidas sejam tomadas.

 

Ana Carolina Vieira, gestora do Procon municipal, falou sobre a dificuldade em montar um processo, perante o número de reclamações, de acordo com a mesma, não há possibilidade de entrar com uma ação se não há provas suficientes.

 

A sociedade civil organizada pretende divulgar em breve quais medidas serão tomadas, para que, segundo ela, junto da população, possam ser cobrados da empresa prestadora de serviços investimentos em Rio Verde e região.

 

Uma manifestação com passeata está prevista para o dia 10 de dezembro.

 

Na reunião estiveram presentes lideranças das entidades Aginterp, do Sindicato Rural de Rio Verde, Sindivarejista, SincoGarv, Agigo, CDL e Acirv.

 

O Procon divulgou maneiras de realizar denúncias:

  • Acesse o site do Procon ou clique no link do Procon Web https://proconweb.ssp.go.gov.br e faça o seu cadastro como consumidor, preenchendo os campos obrigatórios, como identificação e confirmação de senha.

 

  • O consumidor deve aderir aos termos de uso, aceitando as condições para fazer o cadastro e registrar a reclamação, selecionando o município de Rio Verde, caso munícipe ou residente de outra cidade com fornecedor desta.

 

  • As demandas do consumidor devem conter a identificação do fornecedor, descrição dos fatos, pedido ou resultado esperado.

 

  • Antes de registrar a demanda, o consumidor visualizará uma tela com informações sobre os dados e documentos necessários para formalizar a reclamação para cada assunto, que deverão ser digitalizados e anexados, até um total de cinco arquivos com tamanho máximo de cinco megabytes cada.

 

  • A reclamação será analisada por técnicos do Procon de Rio Verde, antes de ser efetivamente encaminhada às empresas, a fim de evitar abusos ou reclamações sem fundamentação.

 

  • A reclamação será enviada ao fornecedor, que terá até 10 dias corridos para apresentar resposta diretamente ao consumidor.

 

  • Após o recebimento da resposta, o consumidor poderá baixar o atendimento como: “acordo aceito”, “acordo não aceito”, “sem proposta de acordo” ou “descumprimento do acordo”.

 

  • Caso não haja resposta, ou o consumidor não concorde com ela ou não aceite o acordo proposto pelo fornecedor, poderá se manifestar através do campo “resposta do consumidor”, que será novamente analisada pelo Procon Rio Verde.

 

  • Se houver infração aos direitos do consumidor, ele receberá o Termo de Abertura da Reclamação para assinatura do processo administrativo instaurado, assim como já acontece no atendimento presencial.
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