domingo, 19 de maio de 2024

Rio Verde

Entidades promovem caminhada ecológica para preservação do manancial do município

POR Jornal Somos | 24/09/2018

A mobilização foi em prol da preservação da Microbacia do Ribeirão Abóbora no qual abastece o município

Entidades promovem caminhada ecológica para preservação do manancial do município

Jornal Somos

N

Na manhã deste domingo (23) a caminhada partiu da rotatória do bairro Campos Elísios e seguiu até o anel viário, com cerca de quatro quilômetros, a mobilização foi em prol da preservação da Microbacia do Ribeirão Abóbora no qual abastece o município de Rio Verde.

 

Realizado pela associação dos protetores do Ribeirão Abóbora juntamente com a secretaria municipal de meio ambiente, no âmbito de conscientizar a população rio-verdense sobre a necessidade de manter a via de acesso à microbacia limpa com o objetivo de cuidar do principal manancial de abastecimento da cidade. A poluição tem causado o entupimento das barragens e o assoreamento do Abóbora.

 

Para explicar a motivação deste movimento a professora aposentada Ana Gomes, contou durante uma entrevista as primeiras conservações e no que ela colaborou.

 

“Desde 1995 começamos um trabalho de restaurar nascentes, porque na fazenda que era do meu pai na época, o poder público municipal e estadual e até mesmo o federal, retirou bastante cascalho e com isso as nascentes criou bastante voçorocas e estava atrapalhando também a água do Ribeirão Abóbora que abastece a cidade. Como estávamos preocupados com essa situação, eu busquei a sociedade rio-verdense e os seguimentos organizados e começamos a restaurar nascentes, eu trouxe junto comigo universidades, escolas públicas, escolas particulares e começamos um trabalho, que eu até digo que é um trabalho de dar as mãos, onde restauramos várias nascentes. O ministério público atuou uma instituição aqui em Rio Verde com uma grande empresa, na qual tinha que trabalhar também em plantar as nascentes e nós entramos em parceria com essa empresa. Atingimos em 2010 cinquenta e quatro nascentes e esse trabalho foi expandido, até que surgiu o programa produtores de água através da secretária municipal de meio ambiente Marion Kompier que hoje está em vários estados do Brasil. Agora estamos com mais essa associação, que representa toda a bacia do Ribeirão Abóbora, todos que tem propriedades aqui na bacia engajou nessa associação, esse trabalho nosso de hoje é mais uma aula de conscientização para que todos nós da região, a sociedade rio-verdense e quem mais conhecer ver que está acontecendo. Nós pedimos encarecidamente para as pessoas que sejam o anjo da guarda da natureza, porque a natureza é a nossa casa por isso devemos cuidar.” Concluiu ela.

 

A secretária do meio ambiente Marion Kompier, esteve presente na manhã deste domingo na caminha e cedeu uma entrevista ao jornal explicando a importância do projeto.

“Essa foi uma iniciativa dos produtores que cuidam do nosso Abóbora, cuidam da água que abastece a nossa cidade, e a gente está apoiando essa iniciativa, nós estamos fazendo essa caminhada apoiando eles, porque a ideia foi deles, para mostrar a população a importância de cuidar da nossa água. Algumas pessoas na nossa sociedade ainda por falta de consciência, descartam lixo em locais inapropriados, no beira da estrada, com a chuva chegando esse lixo vai ser carregado com água e cai no nosso Abóbora e você bebe essa água, eu bebo essa água, nossa cidade bebe essa água. Então essa caminhada é para conscientizar a população que o descarte do lixo deve ser em local adequado que são os eco pontos que pode receber esse lixo e depois a prefeitura destina até o aterro.” Completou a secretária.

 

Edson Nei Nogueira é o idealizador e presidente da associação dos produtores do Ribeirão Abóbora e também se fez presente na caminhada, dando apoio e ajudando na organização. O projeto da Associação recebe o apoio da Prefeitura de Rio Verde, e demais organizações.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: