sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

Entenda como funcionam as aeronaves experimentais

POR Jornal Somos | 13/09/2019
Entenda como funcionam as aeronaves experimentais
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As aeronaves experimentais não são tão incomuns quanto se pensa. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), existem pouco mais de 4.400 aeronaves registradas como experimentais, das quais 70% possuem peso máximo de decolagem igual ou inferior a 650kg e capacidade para até 2 passageiros.

 

De acordo com a ANAC, é necessário o piloto no mínimo o Certificado de Piloto Aerodesportivo (CPA) com habilitação adequada e Licença de Piloto de Balão (LPB) ou Licença de Piloto de Planador (LPP).

 

Para se habilitar é necessário procurar um Centro de Aviação Civil (CIAC) autorizado a oferecer o curso ou as associações aerodesportivas credenciadas pela Agência. O exame de proficiência (cheque) para obtenção das habilitações também é realizado pelos centros ou pelas associações aerodesportivas credenciadas.

 

Esse segmento de aviação é composto por pilotos, administradores, engenheiros, que em sua maioria preferem desenvolver sua própria aeronave de pequeno porte, para uso pessoal em voos desportivos ou de lazer.

 

As indústrias responsáveis por fornecer kits para a montagem da aeronave são em sua maioria confiáveis, e levam a sério a fabricação das peças.

 

Apesar de não ser necessário um processo formal de certificação como as aeronaves de grade porte, a autoridade estabelece regras claras de operação: os aparelhos não podem sobrevoar áreas densamente povoadas e também são proibidos de serem utilizados em atividades remuneradas.

 

A primeira regra é essencial, pois embora o piloto/projetista conheça e esteja disposto a assumir riscos de voar em seu avião, as pessoas no solo não conhecem e não podem ser expostas ao mesmo risco.

 

Um piloto que elabora um plano de voo com uma aeronave experimental sobre uma área densamente povoada está infringindo uma regra clara nos regulamentos, tal infração pode gerar descrédito sobre toda a indústria, trazendo custos desnecessários e inviabilizando a existência aeronaves leves e desportivas no Brasil.

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