sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

É iniciado inquérito de leishmaniose visceral canina

POR Jornal Somos | 26/09/2019
É iniciado inquérito de leishmaniose visceral canina

Prefeitura

N

Na semana passada, a Secretaria de Saúde, por meio da Central de Vigilância em Saúde iniciou um inquérito de leishmaniose visceral canina, fazendo a avaliação de 100 cães nas proximidades da residência onde um animal foi identificado como positivo (reagente) à doença, no Jardim Adriana.

Está sendo realizado um teste de triagem para verificar se existem animais reagentes na região e, em caso positivo, o sangue deste animal será coletado e enviado para o laboratório de referência em Goiânia, para realizar o teste sorológico confirmatório.

 

De acordo com a legislação, se o animal for confirmado como infectado com a doença deve ser tratado pelo tutor ou ser submetido à eutanásia, em razão ao risco a outros cães e principalmente risco à saúde pública. A doença não tem cura, apenas controle clínico com o tratamento correto, mas o parasita nunca deixa o corpo do animal, por isso o tratamento e monitoramento devem ser frequentes e por toda a vida do cão positivo.

 

Os principais sinais clínicos no cão são:

  • Onicogrifose (espessamento, aumento no comprimento e curvatura das unhas);

 

  • “Óculos”, que é a queda de pelos na região dos olhos;

 

 

  • Úlceras pelo corpo e perda de peso acentuada. Porém, em grande parte dos animais, a doença pode ser assintomática.

 

 

A Central de Vigilância solicita a ajuda da população para a realização das visitas, que estão sendo realizadas em parceria com acadêmicos de medicina veterinária da UniBrás e da UniRV.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: