quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rio Verde

Dicas para prevenir acidentes com escorpião

POR Jornal Somos | 18/09/2018
Dicas para prevenir acidentes com escorpião

Araraquara 24 horas

A

As mortes ocasionadas por veneno de escorpião saltaram no Brasil. Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 70 casos, e só no ano passado foram 184 óbitos. Já a quantidade de picadas aumentou de 37 mil para 126 mil. No Brasil podem ser encontradas quatro espécies de escorpião: a mais perigosa é a Tityus serrulatus, popularmente conhecida como escorpião amarelo. O habitat do artrópode é a savana, mas ele se adapta facilmente para sobreviver nos lixos, esgotos e entulhos, elementos comuns nas cidades.

 

Segundo Tenente Dias, do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, de Rio Verde, a limpeza é a principal ação a ser tomada para evitar o aparecimento dos escorpiões.

 

Para evitar é preciso manter o ambiente limpo, livre de entulho, madeiras, lixo. Geralmente, o inseto vai onde tem lixo, principalmente onde há barata. A limpeza de lotes, terrenos e casas são de responsabilidade do proprietário, evitando o aparecimento.”

 

O escorpião-amarelo se reproduz por partenogênese. Ou seja, a fêmea consegue procriar mesmo sem a fertilização de um macho. O artrópode alimenta-se basicamente de insetos, principalmente as baratas. Além disso, o organismo do escorpião é devagar e ele pode ficar meses sem comer nada. A picada desse inseto pode ser letal.

 

O Corpo de Bombeiros trabalha com o atendimento à vítima que já foi picada. Após acontecer o fato, pode ligar para nós, que nós vamos até lá e fazemos o antedimento e encaminhamento, já quem faz o recolhimento do inseto é o centro de zoonoses”, afirma Ten. Dias.

 

 

Se atente aos cuidados para evitar o contato com o escorpião.

Cuidado redobrado a noite. Ele é um animal com hábitos noturnos e se movimenta com muita velocidade, pode subir em paredes e portanto uma das primeiras recomendações que ele deixou foi que afastássemos as camas das paredes. Deixar objetos no chão também não é uma boa ideia, inclusive sapatos.

Outra consideração importante é que todos os acessos à rede de esgoto devem ser bloqueados pois é alí que eles sobem. O ralo do banheiro deve estar tampado quando não estiver sendo utilizado, assim como outros ralos ou aberturas que deem acesso à rede de esgoto.

Buracos no teto também precisam de cuidados, como os espaços onde são colocados as lâmpadas ou ventiladores de teto.

O ambiente da casa e também a área externa precisa estar limpo sem acúmulo de sujeira, especialmente de madeiras amontoadas e entulhos.

 

O Ministério da Saúde declarou que está encaminhando doses de antídoto para todos os estados brasileiros. Eles deverão ser distribuídos de acordo com a necessidade de cada município.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: