quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rio Verde

Córrego do Sapo enche e assusta moradores de Rio Verde

POR Jornal Somos | 06/03/2020
Córrego do Sapo enche e assusta moradores de Rio Verde

Reprodução

N

Nos últimos meses as chuvas foram constantes não apenas em Rio Verde, como também em Goiás. No entanto, a chuva repentina desta quinta-feira (05) assustou moradores, já que o córrego do Sapo estava cheio, e ainda havia sol. Veja o vídeo abaixo:

 

 

De acordo com o Professor Gilmar Oliveira, doutor em agronomia e climatologista da Estação Meteorológica de Rio Verde, a chuva é chamada de convectiva, e cai em áreas localizadas, se concentrando na região central da cidade.

 

“O volume da área urbana foi muito maior porque essa área provocou um aquecimento localizado, que dá uma maior formação de nuvens e faz com que chova um volume mais significativo”, explica o meteorologista.

 

O professor explica também que uma característica da chuva convectiva é o sol e a chuva e informa que as chuvas podem acontecer mais vezes durante o mês.

 

Na tarde desta quinta-feira a quantidade de chuva registrada foi de 20 mm, no entanto Gilmar explica que é devido à localização da sede da Estação Meteorológica, localizada na Universidade de Rio Verde.

 

“Nós pegamos apenas uma parte dela na universidade de Rio Verde, apesar desses 20mm ter ocorrido em um curto espaço de tempo, então foi uma chuva muito localizada e de forte intensidade em toda a região”, informa o professor.

 

Dr Lenildo Jaime Martins, pediatra e proprietário rural da região do São Tomás Cachoeirinha, informou que faz medições diárias de chuva na propriedade, e que nesta tarde, choveu cerca de 40 mm no local.

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), em nota informou que “não houve alagamento da pista justamente por ter sido realizada uma limpeza no córrego recentemente, como parte da manutenção periódica do local”.

 

Já a Agência Municipal de Trânsito (AMT), ressaltou que “dirigir manuseando o telefone celular é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e penalidade de 7 pontos na CNH”.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: